Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

22 a 24 de outubro de 2019

Trabalho 12785

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Alexandre Amim Fonseca Chain
Orientador IRIS FABIANA DE BARCELOS TRONTO
Título Desenvolvimento de um jogo para apoio ao ensino Scrum
Resumo Para se produzir software de qualidade, dentro das estimativas de tempo, de custo e de escopo é necessário ter um gerenciamento efetivo de projetos. Uma empresa que deseja obter uma certificação de qualidade de acordo com o MPS.Br (modelo de melhoria de processo de software brasileiro) ou CMMI (modelo de maturidade e capacidade) devem, no mínimo implementar boas práticas de gestão de projetos. Porém, muitas empresas têm experimentado frustrações crescentes com planos, especificações e documentações exaustivas, muitas vezes impostos por critérios de conformidade a estes modelos de maturidade. Metodologias ágeis como SCRUM e XP tem como um dos objetivos diminuir os prazos de entrega e atender com maior facilidade demanda de mudanças. Contudo, apesar de sua agilidade, um dos problemas percebidos nesta estratégia é a documentação limitada e de poucos detalhes, uma vez que a equipe não se preocupa com a documentação dos processos. Todavia, para médios e grandes projetos, é imprescindível que tanto a estrutura, quanto os processos estejam bem documentados a fim de estabelecer uma comunicação produtiva entre o cliente e a equipe, bem como garantir uma manutenção menos custosa. Devido a um ritmo acelerado de mudanças e inovações na tecnologia da informação, em organizações e no ambiente de negócios pode-se perceber uma tendência para a adaptação de metodologias ágeis de desenvolvimento a esses modelos de qualidade. O objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo educacional para o apoio ao ensino do Scrum adaptado, com foco no atendimento das práticas descritas pelo nível G do Modelo de Melhoria de Processo de Software Brasileiro – MPS. Br. Para tanto, esta sendo utilizada a plataforma de desenvolvimento 3D (Unity). Para avaliar a usabilidade do jogo estao sendo utilizadas as técnicas de prototipação em papel e de avaliação heurística. Espera-se com este trabalho criar um jogo educacional, que possa ser implementado e utilizado para o ensino de Scrum em universidades e em programas de treinamento de organizações de software.
Palavras-chave Metodologia ágil, Scrum, Gerenciamento de projetos
Forma de apresentação..... Painel
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