Resumo |
Para se produzir software de qualidade, dentro das estimativas de tempo, de custo e de escopo é necessário ter um gerenciamento efetivo de projetos. Uma empresa que deseja obter uma certificação de qualidade de acordo com o MPS.Br (modelo de melhoria de processo de software brasileiro) ou CMMI (modelo de maturidade e capacidade) devem, no mínimo implementar boas práticas de gestão de projetos. Porém, muitas empresas têm experimentado frustrações crescentes com planos, especificações e documentações exaustivas, muitas vezes impostos por critérios de conformidade a estes modelos de maturidade. Metodologias ágeis como SCRUM e XP tem como um dos objetivos diminuir os prazos de entrega e atender com maior facilidade demanda de mudanças. Contudo, apesar de sua agilidade, um dos problemas percebidos nesta estratégia é a documentação limitada e de poucos detalhes, uma vez que a equipe não se preocupa com a documentação dos processos. Todavia, para médios e grandes projetos, é imprescindível que tanto a estrutura, quanto os processos estejam bem documentados a fim de estabelecer uma comunicação produtiva entre o cliente e a equipe, bem como garantir uma manutenção menos custosa. Devido a um ritmo acelerado de mudanças e inovações na tecnologia da informação, em organizações e no ambiente de negócios pode-se perceber uma tendência para a adaptação de metodologias ágeis de desenvolvimento a esses modelos de qualidade. O objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo educacional para o apoio ao ensino do Scrum adaptado, com foco no atendimento das práticas descritas pelo nível G do Modelo de Melhoria de Processo de Software Brasileiro – MPS. Br. Para tanto, esta sendo utilizada a plataforma de desenvolvimento 3D (Unity). Para avaliar a usabilidade do jogo estao sendo utilizadas as técnicas de prototipação em papel e de avaliação heurística. Espera-se com este trabalho criar um jogo educacional, que possa ser implementado e utilizado para o ensino de Scrum em universidades e em programas de treinamento de organizações de software. |