ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Teoria e Tecnologia da informação |
Setor |
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Marcos Philipe Gomes Cruz |
Orientador |
ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO |
Título |
Desenvolvimento de um jogo eletrônico para auxiliar o ensino aprendizado de microbiologia |
Resumo |
A microbiologia é classicamente definida como a área da ciência que se dedica ao estudo de microrganismos e suas atividades. Como o próprio nome sugere, microrganismos são organismos microscópios que existem em células isoladas ou em aglomerados, o qual também inclui os vírus. Tratando-se de um ramo muito abstrato, a microbiologia torna-se difícil de ser ensinada, pois o desenvolvimento desse tema acaba sendo dependente de microscópios e a maioria das escolas no Brasil não possuem um laboratório com os equipamentos necessários. Essa dificuldade acabou possibilitando uma abertura para métodos alternativos focados na aprendizagem desse campo tão complexo e que possui poucas formas de representação no meio acadêmico. O ensino através de jogos lúdicos tornou-se o principal método para o aprendizado de conteúdos educativos de baixa assimilariedade. Ao decorrer do tempo em que foi colocado em prática constatou-se que jogos podem ser muito efetivos ao aprendizado, principalmente se acompanhado da orientação de um professor. Muitos estudos relacionados a novos métodos de ensino acabaram se encontrando com a tecnologia e os benefícios que ela traz para a aprendizagem dentro e fora das salas de aulas. Mesclando os benefícios tanto dos jogos quanto da tecnologia, podem-se criar métodos efetivos de auxilio a didática dos professores, tornando-os facilitadores do processo de ensino. Neste contexto viu-se a necessidade de desenvolver um jogo eletrônico, para auxiliar o ensino aprendizagem do tema virologia, uma das áreas da microbiologia. Para o desenvolvimento do jogo foi usada a metodologia ágil SRV (Sistema de Realidade Virtual), um método comumente usado no desenvolvimento de softwares destinados ao entretenimento. A plataforma escolhida para auxilio do desenvolvimento foi a Unity3D, usada para desenvolvimento de conhecidos produtos do segmento como Cuphead, Super Mario Run e Heartstone: Heroes of Warcraft. O jogo foi desenvolvido nos moldes do gênero de plataforma, e o objetivo é proporcionar ao aluno uma forma simples e intuitiva de relacionar doenças causadas por vírus, retratadas como os inimigos das fases, aos respectivos órgãos que são representados pelas ambientações em que o personagem estará. Assim como uma interação fluída entre o jogador e o jogo além de uma experiência agradável. |
Palavras-chave |
Jogos Eletrônicos, Virologia, Ensino |
Forma de apresentação..... |
Painel |