Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

22 a 24 de outubro de 2019

Trabalho 12777

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marcos Philipe Gomes Cruz
Orientador ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO
Título Desenvolvimento de um jogo eletrônico para auxiliar o ensino aprendizado de microbiologia
Resumo A microbiologia é classicamente definida como a área da ciência que se dedica ao estudo de microrganismos e suas atividades. Como o próprio nome sugere, microrganismos são organismos microscópios que existem em células isoladas ou em aglomerados, o qual também inclui os vírus. Tratando-se de um ramo muito abstrato, a microbiologia torna-se difícil de ser ensinada, pois o desenvolvimento desse tema acaba sendo dependente de microscópios e a maioria das escolas no Brasil não possuem um laboratório com os equipamentos necessários. Essa dificuldade acabou possibilitando uma abertura para métodos alternativos focados na aprendizagem desse campo tão complexo e que possui poucas formas de representação no meio acadêmico. O ensino através de jogos lúdicos tornou-se o principal método para o aprendizado de conteúdos educativos de baixa assimilariedade. Ao decorrer do tempo em que foi colocado em prática constatou-se que jogos podem ser muito efetivos ao aprendizado, principalmente se acompanhado da orientação de um professor. Muitos estudos relacionados a novos métodos de ensino acabaram se encontrando com a tecnologia e os benefícios que ela traz para a aprendizagem dentro e fora das salas de aulas. Mesclando os benefícios tanto dos jogos quanto da tecnologia, podem-se criar métodos efetivos de auxilio a didática dos professores, tornando-os facilitadores do processo de ensino. Neste contexto viu-se a necessidade de desenvolver um jogo eletrônico, para auxiliar o ensino aprendizagem do tema virologia, uma das áreas da microbiologia. Para o desenvolvimento do jogo foi usada a metodologia ágil SRV (Sistema de Realidade Virtual), um método comumente usado no desenvolvimento de softwares destinados ao entretenimento. A plataforma escolhida para auxilio do desenvolvimento foi a Unity3D, usada para desenvolvimento de conhecidos produtos do segmento como Cuphead, Super Mario Run e Heartstone: Heroes of Warcraft. O jogo foi desenvolvido nos moldes do gênero de plataforma, e o objetivo é proporcionar ao aluno uma forma simples e intuitiva de relacionar doenças causadas por vírus, retratadas como os inimigos das fases, aos respectivos órgãos que são representados pelas ambientações em que o personagem estará. Assim como uma interação fluída entre o jogador e o jogo além de uma experiência agradável.
Palavras-chave Jogos Eletrônicos, Virologia, Ensino
Forma de apresentação..... Painel
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