Resumo |
Considerando o crescimento da educação superior no Brasil, a concorrência entre as instituições de ensino superior impulsionam-nas na busca de mecanismos que auxiliem em suas decisões. Destaca-se que a gestão estratégica de custos dessas organizações é capaz de oferecer subsídios essenciais para um bom desempenho. Entretanto, os estudos que abordam a análise de custos das instituições de ensino, são ainda incipientes. A dificuldade comumente verificada no cálculo do custo das instituições de ensino superior se deve ao fato das universidades possuírem múltiplas funções, pois realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, buscou-se desenvolver um modelo para apuração de custos das atividades desempenhadas pelo campus da Universidade Federal de Viçosa em Rio Paranaíba com base no custeio ABC (Activity Based Costing). Empregou-se a pesquisa bibliográfica para o levantamento dos principais estudos já realizados sobre a temática, bem como a pesquisa documental em que foram analisados relatórios e arquivos disponíveis sobre a instituição estudada. Para a proposição do modelo de apuração de custos foram adotados os seguintes procedimentos: i) definição de objetivos e resultados esperados; ii) definição de escopo e do objeto de custeio; iii) identificação, análise e classificação das atividades relevantes dos centros de custos; iv) identificação e seleção dos direcionadores de recursos das unidades; v) identificação das atividades pra cada uma das unidades; vi) determinação do custo das unidades; vii) identificação e seleção dos direcionadores de atividade; e viii) cálculo do custo do produto (ensino, pesquisa e extensão). As atividades desenvolvidas pela instituição foram classificadas em três tipos: Administração Geral, Apoio Acadêmico e Atividades Acadêmicas. O modelo sugere que os custos com pessoal, materiais de consumo, serviços de terceiros e custos com depreciação sejam alocados aos centros de custos por meio de alocação direta, rastreamento ou rateio, nessa ordem de prioridade. Os gastos alocados aos centros de custos que executam atividades da Administração Geral e de Apoio Acadêmico devem ser apropriados por meio de direcionadores aos centros de custos que executam Atividades Acadêmicas que, por sua vez, apropriam os custos aos objetos de custeio (ensino, pesquisa e extensão) por meio de apontamento da carga-horária de cada docente vinculado aos institutos. |