Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

22 a 24 de outubro de 2019

Trabalho 12751

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática pura e aplicada
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Matheus Rodrigues Fonseca Silva
Orientador THIAGO HENRIQUE NOGUEIRA
Título O problema de sequenciamento de caminhões em um centro de crossdocking com janelas de tempo
Resumo Atualmente no Brasil, haja vista o crescimento do setor de e-commerce, houve um aumento significativo de veículos destinados a transporte e entrega de produtos. Considerando-se o problema de transporte destinado a entrega de produtos, muitas empresas ficam na dúvida se devem ter frota própria, ou se devem terceirizar este processo. Uma vez que o modal rodoviário representa cerca de 60% de transporte de carga no Brasil e que o custo logístico consome 12,7% do PIB - Produto Interno Bruto - fica nítido a importância de se estudar o assunto. Uma das maneiras estudadas afim de otimizar entregas utilizando veículos transportadores, é contar com um centro de distribuição, ou CrossDocking. Um dos desafios de se utilizar o CrossDocking, é estudar qual a melhor sequência e roteamento, de uma frota de x veículos, visando reduzir custos, tempo, e maximizar o lucro. O principal objetivo é modelar e simular a roteirização e sequenciamento de caminhões em um centro de distribuição, buscando minimizar o tempo para atender todos os clientes. Para modelagem do problema, utilizou-se a interface AMPL. O problema foi basicamente divido em duas etapas: a primeira etapa se refere aos fornecedores, onde os caminhões chegam nas docas de entrada do centro de distribuição, fazem o descarregamento. A segunda etapa fica encarregada de fazer o carregamento dos caminhões estacionados nas docas de saída, com um mix de produtos, que se define através dos clientes que cada caminhão visitará, e consequentemente, a efetiva entrega para esses clientes. Foi definido para cada cliente, a janela de tempo, a qual diz o “horário” em que o cliente está disponível para receber as mercadorias a ele destinada e o peso de se atrasar a entrega. Por meio da simulação do problema, encontrou-se uma possível solução, obtida a partir da soma de se realizar cada subrota, incluindo a janela de tempo de cada cliente, e a penalização de não atendimento naquele horário específico. Assim, observou-se quais eram as subrotas que eram mais críticas. Para cada subrota do problema, na tentativa de reduzir o tempo total de se atender todos os clientes, foi feito um melhoramento na forma de inserção para cada cliente, onde analisou-se qual melhor posição para o inserir, de modo a reduzir o tempo total de atender todos os clientes e retornar ao CD. Para simular tal problema foram utilizadas instâncias baseada no artigo de Priscila Mara Cota. Para alguns dos cenários analisados, a heurística de melhoramento se mostrou viável, enquanto para outra cenários a heurística foi insatisfatória. Utilizando um cenário como exemplo, obteve-se com a heurística de melhoramento, uma redução de 38% no atendimento dos clientes. Com esse trabalho, pode-se perceber que através de heurísticas construtivas de forma rápida e simples, é possível obter melhorias nas soluções se comparadas com as encontradas empiricamente. Porém, com o surgimento da computação paralela, pode-se obter resultados mais satisfatórios.
Palavras-chave CrossDocking, sequenciamento, roteamento
Forma de apresentação..... Painel
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