Resumo |
O processo de formação profissional na área de melhoramento genético de plantas envolve o diálogo com diferentes áreas do conhecimento. Este processo deve ser pautado no desenvolvimento de habilidades para seleção de plantas, com uma visão abrangente da agricultura e das novas demandas da sociedade, além de grande capacidade gerencial. Portanto, demonstra-se ser desafiadora a formação de novos profissionais. A produção de videoaulas, cada vez mais comum, permite maior acesso ao conhecimento e divulgação científica, além de abrir possibilidades para novas práticas educacionais. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um acervo de vídeo aulas para o ensino dos conteúdos da disciplina de melhoramento genético de plantas. O projeto visa atender os estudantes da disciplina AGR 362 - Melhoramento de Plantas, oferecida na UFV Rio Paranaíba e, ainda, divulgar para o público geral interessado no tema, contribuindo para a divulgação da ciência e sua popularização. O projeto videoaulas tem formado um acervo com produção técnico-científica para ser utilizado como guia na formação de novos profissionais, facilitando o processo de aprendizagem através do uso de novas tecnologias educacionais. Foram produzidos conteúdos com a utilização da técnica de aulas narradas, que possibilita a sensação de maior proximidade e identificação do professor pelo aluno, criando um ambiente de maior empatia para exposição e compreensão do conteúdo. As aulas narradas foram desenvolvidas com base em roteiros, trabalhadas com técnicas do design gráfico e uma síntese do conteúdo didático com duração inferior a 10 minutos. O material desenvolvido está sendo preparado para a disponibilização nos canais convencionais da UFV (PVANET) e outros de acesso livre. Tendo em vista a necessidade de levar ao estudante uma vivência além da teórica, o projeto videoaulas tem buscado mostrar a aplicação do conhecimento em aulas práticas, através do uso de novas tecnologias educacionais como a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom). Dessa forma, desenvolve um novo olhar no relacionamento entre professores, alunos e comunidade, oferecendo aprendizagem e compartilhamento de conhecimento confiável, assim como proporciona aprendizado substancial e diferenciado na área do melhoramento genético de plantas. |