Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

22 a 24 de outubro de 2019

Trabalho 12742

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Agrárias
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Rafael Alves Silva
Orientador PEDRO IVO VIEIRA GOOD GOD
Outros membros Aline Araujo Macedo Nunes, LILIAN ESTRELA BORGES BALDOTTO, VINICIUS RIBEIRO FARIA
Título Produção de videoaulas criando novas experiências didáticas para o ensino no melhoramento genético de plantas
Resumo O processo de formação profissional na área de melhoramento genético de plantas envolve o diálogo com diferentes áreas do conhecimento. Este processo deve ser pautado no desenvolvimento de habilidades para seleção de plantas, com uma visão abrangente da agricultura e das novas demandas da sociedade, além de grande capacidade gerencial. Portanto, demonstra-se ser desafiadora a formação de novos profissionais. A produção de videoaulas, cada vez mais comum, permite maior acesso ao conhecimento e divulgação científica, além de abrir possibilidades para novas práticas educacionais. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um acervo de vídeo aulas para o ensino dos conteúdos da disciplina de melhoramento genético de plantas. O projeto visa atender os estudantes da disciplina AGR 362 - Melhoramento de Plantas, oferecida na UFV Rio Paranaíba e, ainda, divulgar para o público geral interessado no tema, contribuindo para a divulgação da ciência e sua popularização. O projeto videoaulas tem formado um acervo com produção técnico-científica para ser utilizado como guia na formação de novos profissionais, facilitando o processo de aprendizagem através do uso de novas tecnologias educacionais. Foram produzidos conteúdos com a utilização da técnica de aulas narradas, que possibilita a sensação de maior proximidade e identificação do professor pelo aluno, criando um ambiente de maior empatia para exposição e compreensão do conteúdo. As aulas narradas foram desenvolvidas com base em roteiros, trabalhadas com técnicas do design gráfico e uma síntese do conteúdo didático com duração inferior a 10 minutos. O material desenvolvido está sendo preparado para a disponibilização nos canais convencionais da UFV (PVANET) e outros de acesso livre. Tendo em vista a necessidade de levar ao estudante uma vivência além da teórica, o projeto videoaulas tem buscado mostrar a aplicação do conhecimento em aulas práticas, através do uso de novas tecnologias educacionais como a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom). Dessa forma, desenvolve um novo olhar no relacionamento entre professores, alunos e comunidade, oferecendo aprendizagem e compartilhamento de conhecimento confiável, assim como proporciona aprendizado substancial e diferenciado na área do melhoramento genético de plantas.
Palavras-chave Melhoramento de Plantas, Metodologias Ativas, TIC
Forma de apresentação..... Oral
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