Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

22 a 24 de outubro de 2019

Trabalho 12732

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Gestão financeira, marketing e empreendedorismo
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sandro Ezequiel da Silva
Orientador GILBERTO VENANCIO LUIZ
Outros membros Alexandre Lucas Resende de Oliveira, Andressa Aparecida de Andrade, Cairon de Oliveira Alves, Marco Octavio Marques Silva
Título Satisfação em compras on-line: benefícios e desvantagens desse modelo de compras sob a ótica do consumidor
Resumo A invenção da internet provocou grandes transformações. Dentre as incontáveis possibilidades de uso, destaca-se o crescimento do e-commerce. O comércio eletrônico, além de aumentar a concorrência, democratiza a oferta de produtos e serviços que nem sempre são encontrados localmente. No entanto, será que os consumidores estão plenamente satisfeitos com os serviços de e-commerce que já usaram? Para responder a essa pergunta, procuramos, por meio de uma pesquisa de marketing, identificar a satisfação geral de clientes que efetuaram uma ou mais compras online. Participaram da pesquisa 66 pessoas que responderam a um questionário online. O objetivo foi identificar a satisfação dos clientes quanto a usabilidade e conteúdo dos sites de compras, preço e formas de pagamento, segurança e confiança das informações e por último, a satisfação quanto ao SAC, logística e pós-venda. As respostas foram pré-definidas em: extremamente satisfeito, muito satisfeito, satisfeito, pouco satisfeito e insatisfeito. As mulheres prevaleceram no número de questionários respondidos (56,9%). A maioria dos participantes se encontrava na faixa etária entre 18 a 24 anos (59,1% dos entrevistados), seguida por pessoas que tinham entre 25 e 35 anos (22,75%). A maioria dos participantes declarou ter renda entre 1 a 3 salários mínimos (30,3%); 10 entrevistados responderam não possuir nenhuma renda. O grau de satisfação dos entrevistados quanto à usabilidade dos sites foi altamente positivo, sendo que mais de 95% dos entrevistados responderam estar satisfeito, muito satisfeito ou extremamente satisfeito quanto aos itens de tempo utilizado para efetivação das compras, facilidade de navegação e de segurança dos sites; 15,15% declararam estarem pouco satisfeitos com o preenchimento dos formulários e com a disposição dos atalhos; além disso, 12,12% também responderam estar pouco satisfeito com a apresentação e a imagem dos produtos. Na avaliação do critério de pagamento observa-se uma queda no grau de satisfação dos consumidores, onde 24,24% e 3,03% estão, respectivamente, pouco satisfeitos e insatisfeitos com a apresentação do desconto em cada produto, além de 12,12% também estarem pouco satisfeitos com as especificações da forma de pagamento. Observa-se também um aumento na taxa de descontentes quanto às especificações do valor pago para o frete, em que 22,73% se dizem pouco satisfeitos e 7,58% insatisfeitos quanto a esse item. Também foi detectada insatisfação no critério atendimento no qual 32,79% e 24,24% dos entrevistados responderam, respectivamente, estarem pouco satisfeitos com os canais de reclamação/SAC e atendimento pós-venda; além disso, 18,19% se declararam insatisfeitos com a logística reversa. Após a análise dos resultados, conclui-se que o grau de satisfação geral dos clientes de e-commerce é alto. No entanto, as empresas devem investir para melhorar a satisfação quanto aos parâmetros em que foram identificados algum grau de insatisfação.
Palavras-chave e-commerce, satisfação do cliente, compras online
Forma de apresentação..... Painel
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