Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

22 a 24 de outubro de 2019

Trabalho 12729

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Pedro Victor Vieira Gontijo
Orientador ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO
Título Sistema para automatizar o processo de entrega e análise das atividades complementares no curso de Sistemas de Informação da UFV campus Rio Paranaíba
Resumo As atividades complementares em cursos de ensino superior são um conjunto de atividades sociais e acadêmicas que os alunos realizam com o intuito de ganharem experiências extra classe, que contribuem para a formação dos alunos durante sua graduação. Tais atividades têm como característica sua flexibilidade nos horários semanais. São as mais diversas experiências que os alunos podem adquirir por meios de atividades complementares como: monitoria, congressos, palestras, semana acadêmica, atividades de iniciação científica, entre outros. No curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Viçosa campus Rio Paranaíba, a contabilização das horas acumuladas pelos alunos, é feita por processos manuais. São realizados cálculos em folhas e as horas são confirmadas por certificados impressos, o que se torna um problema, tendo em vista o tempo gasto para certificar e calcular as horas de cada um dos alunos matriculados. Neste contexto viu-se a necessidade de automatizar o processo de entrega e análise das atividades complementares do curso em um ambiente Web. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver um sistema web que realize os cálculos referentes às horas em atividades complementares do curso de Sistemas de Informação da UFV campus Rio Paranaíba. Para alcançar tal objetivo foram determinados os seguintes objetivos específicos: Levantar os requisitos do sistema Web; Desenvolver a modelagem UML(Unified Modeling Language) do sistema; Implementar o sistema Web; e Realizar testes do sistema Web. Para a implementação da aplicação web deste trabalho, será utilizado o modelo Cascata adaptado. O modelo Cascata de desenvolvimento consiste em implementar cada parte da aplicação por completo antes de avançar com o seu desenvolvimento. As etapas do modelo cascata adaptado são: (1) Levantamento de Requisitos junto com a coordenação do curso de Sistemas de Informação, através de reuniões e entrevistas; (2) Modelagem UML do sistema com os diagramas de casos de uso, diagrama de classe, diagrama de atividade e o diagrama de sequência; (3) Implementação da Interface Web com a linguagem de programação JavaScript; (4) Implementação do Banco de Dados no sistema gerenciador de banco de dados MySQL; (5) Testes na disciplina SIN496 - Atividades Complementares, quanto sua usabilidade, como tempo de resposta, interface e praticidade para o usuário; (6) Correção de Bugs e Conclusão. Com a aplicação web implementada e concluída, é esperado que ela realize os cálculos das atividades complementares dos alunos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba. O aluno irá cadastrar no sistema suas horas e fazer o upload dos certificados. O sistema irá calcular as horas de cada estudante e irá armazenar no Banco de Dados, em seguida o sistema irá aguardar a confirmação por parte da comissão coordenadora do curso para concluir o processo.
Palavras-chave Sistema Web, Atividades Complementares, UFV
Forma de apresentação..... Painel
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