ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho |
Setor |
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa |
PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
CNPq |
Primeiro autor |
Matheus Fillipe Araújo Galvão |
Orientador |
REYNALDO FURTADO FARIA FILHO |
Título |
Desenvolvimento de software para realização de projeto geométrico de estradas III: diagrama de bruckner |
Resumo |
Para o Brasil ser competitivo frente aos demais países, nas diversas áreas da economia, deve ter sua infra-estrutura de transportes como um fator estratégico fundamental. O modal rodoviário é o mais representativo entre os modais existentes com finalidade no transporte de cargas e passageiros. Diante deste contexto, é frequente a necessidade da criação de projetos geométricos de novas estradas, bem como a melhoria das existentes. Destaca-se que existe no mercado diversos softwares para este fim, na qual cita-se o Bentley TopoGraph e Posição. Estes softwares possuem altos valores monetários para aquisição o que dificulta a sua utilização na Universidade como ferramenta de ensino. Portanto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um complemento para o QGIS que permita o desenvolvimento de projetos geométricos de estradas no que se refere aos cálculos do diagrama de Bruckner. Vale ressaltar que essa foi a terceira e última etapa do projeto, na qual as duas etapas anteriores abarcaram o desenvolvimento das curvas horizontais e das curvas verticais. O projeto foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Python 3 combinada com o framework Qt 5, a qual é requerida para a terceira versão do QGIS. Foi implementada uma interface com base na biblioteca “pyqtgraph” para oferecer ferramentas simples de desenho geométrico, “matplotlib” para visualização dos resultados e uso intensivo da API do QGIS para o processamento geométrico. O diagrama de Bruckner permite ao projetista verificar o volume de movimentação de terra, bem como a distância média de transporte da mesma. O complemento desenvolvido está utilizando os dados do perfil longitudinal e transversal para a geração do diagrama. A partir do diagrama gerado é possível simular diversas linhas de terra para analisar o melhor cenário possível de movimentação da terra escavada para o desenvolvimento de uma estrada. Foi criada a função que permite exportar o diagrama gerado nos formatos de raster cad (*.dxf) ou imagem (*.png). Por fim é importante frisar que o complemento ainda deverá passar por ajustes, porém espera-se que possa ser utilizado ainda nesse período (2019 II) nas aulas práticas de Projeto Geométrico de Estradas. Devido à complexidade que envolve o desenvolvimento de projetos geométricos de estradas o complemento continuará passando por melhorias, a partir das sugestões dos próprios estudantes que irão utilizá-lo. Por fim, destaca-se que este trabalho é inovador, pois utiliza como base um software de geoprocessamento de código aberto (QGIS) na qual permite a utilização de base de dados de diversas fontes, com a possibilidade ilimitada de implementação e colaboração tanto pela universidade, quanto pela própria comunidade OSGeo/QGIS, onde ele será publicado no repositório de plugins. |
Palavras-chave |
estradas, software, projeto |
Forma de apresentação..... |
Oral |