Resumo |
O projeto “Educação Financeira” visa propiciar aos alunos do ensino médio conhecimentos introdutórios sobre educação financeira e a capacidade de lidar com os recursos financeiros disponíveis. Para que consigam gerir melhor estes recursos procurou-se provocar o senso crítico com o intuito de formar consumidores mais conscientes no processo de aquisição de bens e serviços, administrando sua renda de forma eficiente. O objetivo deste trabalho consistiu em disseminar conhecimentos básicos sobre educação financeira aos alunos do ensino médio do município de Rio Paranaíba e redondezas. Primeiramente, ocorreram visitas nas escolas e foram oferecidas palestras introdutórias sobre o tema. Com o intuito de tornar mais atrativo este diálogo, optou-se por utilizar metodologias ativas de ensino, o que favorece a participação e facilita a aprendizado. Tal dinâmica trabalha no contexto de que todos, mesmo de forma incipiente, detém conhecimentos sobre o tema tratado. Os alunos são chamados a apresentarem o tema para os seus pares criando familiaridade e certo domínio sobre o assunto. Assim foi possível conduzir este momento abordando temas que estão presentes no cotidiano dos estudantes e que influenciam diretamente suas vidas e que muitas das vezes não fazem parte das “rodas de conversas” destes jovens. No fim, observou-se o despertar da curiosidade por parte dos participantes e maior engajamento dos estudantes com o assunto tratado. Em um segundo momento, é oferecido um curso, presencial no campus Rio Paranaíba, sendo dividido em quatro módulos: a) orçamento pessoal e familiar; b) poupança e investimento; c) uso do crédito e administração das dívidas e d) direito do consumidor e consumo planejado e consciente. Ao longo do período foram realizadas oito palestras introdutórias para os jovens das comunidades das cidades de São Gotardo, Rio Paranaíba, distrito de Guarda dos Ferreiros e Matutina. As escolas participantes do projeto foram E.E. São Pio X, E.E. Coronel Hermenegildo Ladeira, E.E. Dr. Adiron Gonçalves Boaventura e E.E. Ana Rocha. Para saber qual o nível de conhecimento dos alunos, aplicou-se um questionário com perguntas variadas sobre educação financeira e sobre suas preocupações no que tange as finanças pessoais. O projeto conseguiu atender 258 participantes, sendo todos eles do terceiro ano do ensino médio. Houve a tabulação por enquanto de 138 questionários, onde 93,5% dos participantes consideram relevante possuir conhecimento sobre o assunto. Pode-se evidenciar que a maioria dos estudantes reconheceu que é importante ter informações sobre o tema. Observou ainda que 91,3% consideraram que a escola é um lugar adequado para discutir o tema de educação financeira. Pode-se concluir que os estudantes se identificaram como o tema proposto pelo projeto, pois sabem da necessidade de se organizarem financeiramente, para terem uma vida equilibrada em suas finanças. |