Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

22 a 24 de outubro de 2019

Trabalho 12707

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Adriana Aparecida Ribeiro
Orientador FABIO ANDRE TEIXEIRA
Outros membros Isaac Resende Araújo, Rebeca Camila Oliveira Bispo, RICARDO FREITAS MARTINS DA COSTA
Título Educação Financeira: aprendendo a lidar com dinheiro
Resumo O projeto “Educação Financeira” visa propiciar aos alunos do ensino médio conhecimentos introdutórios sobre educação financeira e a capacidade de lidar com os recursos financeiros disponíveis. Para que consigam gerir melhor estes recursos procurou-se provocar o senso crítico com o intuito de formar consumidores mais conscientes no processo de aquisição de bens e serviços, administrando sua renda de forma eficiente. O objetivo deste trabalho consistiu em disseminar conhecimentos básicos sobre educação financeira aos alunos do ensino médio do município de Rio Paranaíba e redondezas. Primeiramente, ocorreram visitas nas escolas e foram oferecidas palestras introdutórias sobre o tema. Com o intuito de tornar mais atrativo este diálogo, optou-se por utilizar metodologias ativas de ensino, o que favorece a participação e facilita a aprendizado. Tal dinâmica trabalha no contexto de que todos, mesmo de forma incipiente, detém conhecimentos sobre o tema tratado. Os alunos são chamados a apresentarem o tema para os seus pares criando familiaridade e certo domínio sobre o assunto. Assim foi possível conduzir este momento abordando temas que estão presentes no cotidiano dos estudantes e que influenciam diretamente suas vidas e que muitas das vezes não fazem parte das “rodas de conversas” destes jovens. No fim, observou-se o despertar da curiosidade por parte dos participantes e maior engajamento dos estudantes com o assunto tratado. Em um segundo momento, é oferecido um curso, presencial no campus Rio Paranaíba, sendo dividido em quatro módulos: a) orçamento pessoal e familiar; b) poupança e investimento; c) uso do crédito e administração das dívidas e d) direito do consumidor e consumo planejado e consciente. Ao longo do período foram realizadas oito palestras introdutórias para os jovens das comunidades das cidades de São Gotardo, Rio Paranaíba, distrito de Guarda dos Ferreiros e Matutina. As escolas participantes do projeto foram E.E. São Pio X, E.E. Coronel Hermenegildo Ladeira, E.E. Dr. Adiron Gonçalves Boaventura e E.E. Ana Rocha. Para saber qual o nível de conhecimento dos alunos, aplicou-se um questionário com perguntas variadas sobre educação financeira e sobre suas preocupações no que tange as finanças pessoais. O projeto conseguiu atender 258 participantes, sendo todos eles do terceiro ano do ensino médio. Houve a tabulação por enquanto de 138 questionários, onde 93,5% dos participantes consideram relevante possuir conhecimento sobre o assunto. Pode-se evidenciar que a maioria dos estudantes reconheceu que é importante ter informações sobre o tema. Observou ainda que 91,3% consideraram que a escola é um lugar adequado para discutir o tema de educação financeira. Pode-se concluir que os estudantes se identificaram como o tema proposto pelo projeto, pois sabem da necessidade de se organizarem financeiramente, para terem uma vida equilibrada em suas finanças.
Palavras-chave Educação Financeira, Economia, Finanças
Forma de apresentação..... Oral
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