Resumo |
Introdução: É notório que o avanço tecnológico vem sendo responsável pelo desenvolvimento de novos produtos, serviços e linguagens nos mais diversificados espaços sociais, inclusive, na sala de aula. Aos poucos inúmeras mudanças ocorrem à medida que essas tecnologias se interligam na atividade educativa e portanto, torna-se imprescindível adaptá-la ao cotidiano do discente, por exemplo por meio de novas possibilidades de práticas pedagógicas com a facilidade mediada pelas ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O objetivo deste estudo foi evidenciar a possibilidade de utilização de materiais educativos criados com o emprego das TICs, como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da disciplina NUR230 (Técnica Dietética I). Metodologia: Inicialmente realizou-se o recorte dos temas a serem abordados nos materiais educativos por meio do estudo da literatura disponível. Em seguida desenvolveu-se os roteiros e iniciou-se a gravação e edição nos vídeos no Laboratório de Técnica Dietética e Análise Sensorial da UFV – CRP. Para a edição dos materiais educativos foram utilizados os softwares Adobe Photoshop Versão CS6, Adobe Lightroom versão 5, Microsoft PowerPoint versão 2016 e o aplicativo online Biteable Video Maker. Por último, os materiais foram disponibilizados em plataformas onlines. Resultados: Criou-se um canal no Youtube e uma página no Facebook para o compartilhamento dos materiais desenvolvidos, denominados “Nutrindo o Conhecimento”. Foram desenvolvidos 12 vídeos educativos, elaborados durante dois meses, compreendendo desde a fase de estruturação de seus roteiros até sua edição final, com conteúdo exclusivos de Técnica Dietética, com os seguintes temas: “Açúcares”, “Cereais”, “Carnes”, “Frutas e Hortaliças”, “Leguminosas”, “Óleos e Gorduras” e “Ovos”. Esses vídeos serão aplicados em sala de aula ao longo do segundo semestre de 2019, visando o compartilhamento dos conteúdos da disciplina Técnica Dietética I de forma atrativa e/ou inovadora. Os vídeos disponibilizados no canal já possuíam 2911 acessos até agosto de 2019. Conclusão: As inovações nas propostas pedagógicas fazem-se indispensáveis para dinamizar o ensino e a aprendizagem, além de promover a aproximação das condições de aprendizagem da sociedade com as novas possibilidades didático-pedagógicas alcançadas pelo avanço tecnológico, que podem somar aos procedimentos educacionais tradicionais na construção do conhecimento. |