Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

22 a 24 de outubro de 2019

Trabalho 12689

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia e desenvolvimento
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ravilla de Castro Barbosa
Orientador VICTOR HENRIQUE LANA PINTO
Outros membros Camila Teixeira Gaia
Título Competitividade do comércio internacional de soja: Uma análise dos mercados brasileiro e estadunidense frente ao mercado chinês.
Resumo A soja é uma commodity de suma importância para países como os Estados Unidos e o Brasil. Nos últimos anos, esses países vêm se destacando no mercado internacional sendo os dois principais exportadores mundiais do grão para o mercado chinês. Em relação à exportação total de soja comprada pela China em 2009, 54% tem origem nos Estados Unidos, frente a 37% oriundos do Brasil. Tomando atenção para a exportação total de produtos com origem nos Estados Unidos observa-se que, em 2016, 1,57 % do total de produtos exportados pelo país é soja. No Brasil, de tudo que é exportado para o mercado internacional, 10,43% provém da exportação do grão. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo investigar a competitividade das exportações de soja brasileira em relação às exportações de soja estadunidense no mercado chinês entre 2008 e 2017. A análise vale-se do índice de competição (IC) que compara a competitividade de um país exportador com um país competidor em um determinado mercado e do coeficiente de divergência (CD) que mede a semelhança entre a estrutura produtiva por setores entre dois países. Os dados utilizados para o cálculo desses índices foram obtidos através do UN Comtrade, onde foram coletadas informações referentes ao valor das exportações brasileiras e estadunidenses de soja (SH04 1201) para a China para todo o período analisado. Os resultados indicam que houve, entre 2015 e 2017, um crescimento de 4,22% do índice de competição, o que pode ser explicado pelo aumento de 28,64% na exportação de soja do Brasil para a China frente ao aumento de apenas 16% nas exportações de soja dos Estados Unidos para o mesmo mercado. Esse crescimento sugere que o Brasil vem se tornando mais competitivo no cultivo da soja ao longo do período. Esse ganho de competitividade brasileira pode estar associado, principalmente, aos avanços científicos, disponibilização de tecnologias ao setor produtivo, bem como mudanças nos cenários políticos locais que podem ameaçar os acordos comerciais. Ao analisar a estrutura produtiva do Brasil e dos EUA os resultados do CD apontam que existe divergência entre os métodos de produção dos dois países. As análises conduzidas neste trabalho insinuam que o Brasil vem conquistando espaço no contexto mundial sendo um importante exportador de soja. Seu diferencial pode estar associado à disponibilidade de uma maior área potencial para expansão do cultivo do grão e à condições climáticas favoráveis ao cultivo do bem analisado.
Palavras-chave competitividade, soja, comércio internacional
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.