Resumo |
Diante de um contexto marcado pela evolução tecnológica e o dinamismo das relações sociais e modos de comunicação surge a necessidade de inovações nas metodologias de ensino empregadas, de forma a acompanhar os diversos padrões de aprendizagem. Enfocando a reprodução de conhecimento nas engenharias, é comum encontrar um modelo baseado em abordagens fundamentalmente teóricas, com ênfase na repetição de exercícios em detrimento de uma proposta que considere o apuramento das capacidades perceptivas do aluno quanto ao meio que o cerca e o desenvolvimento de raciocínios para a resolução de problemas correlatos aos que serão enfrentados futuramente no desempenho da profissão. Integrando a grade de matérias obrigatórias do curso de engenharia civil, a disciplina Teoria das Estruturas 1 apresenta-se com grande importância por introduzir os discentes na engenharia estrutural, área esta que encaminha à idealização de um projeto. Tal disciplina objetiva a identificação de diferentes tipos de elementos estruturais bem como os esforços e deslocamentos a que possam estar submetidos, requerendo, por vezes, o entendimento de conceitos físicos de não tão fácil visualização e compreensão. Desta forma, a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos estudados em Teoria das Estruturas 1, no segundo semestre letivo de 2018 foi solicitado que os alunos da disciplina fotografassem estruturas reais que contivessem os elementos estruturais vistos em sala de aula. Essa metodologia didática foi idealizada buscando fornecer, por meio da associação, uma estratégia alternativa que não só melhorasse a assimilação do conteúdo, mas também instigasse no aprendiz o interesse pela área de estudo. As fotografias das estruturas deveriam conter o estudante e posteriormente foram apresentadas aos colegas de turma em dois momentos delimitados de acordo com o andamento da disciplina, sendo que no primeiro foram requeridas fotos em que fosse possível visualizar apoios (1°, 2° ou 3° gênero) ou os diferentes tipos de vigas existentes. Já no segundo solicitou-se a apresentação de fotos que registrassem pórticos, treliças ou grelhas com um esboço da representação do carregamento a que a estrutura estaria submetida. Ao fim do semestre aplicou-se um questionário aos discentes, em que foi avaliada a proposta das fotos das estruturas através da escala Likert, que fornece uma facilitação do processo de apuramento das respostas e tratamento estatístico dos dados. As respostas revelaram a participação da maioria da turma e efetividade do método, que levou a uma melhor compreensão do funcionamento das estruturas e da forma como os esforços agem sobre elas, sendo benéfica para o entendimento geral da disciplina. Portanto, a metodologia se mostrou eficaz, contribuindo no processo de aprendizagem e no engajamento da turma. |