Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

22 a 24 de outubro de 2019

Trabalho 12638

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Isabella Spinha Pires
Orientador MONISE VIANA ABRANCHES
Outros membros Cleverson Silva Alves
Título Quando o fazer se apropria do saber: desenvolvimento de hambúrguer com propriedade funcional no contexto da formação continuada de professores
Resumo A formação continuada de professores é fundamental para que o processo ensino-aprendizagem se fortaleça e se consolide de forma ativa. Nesse cenário, demandas sociais e de mercado podem ser alinhadas com recentes pesquisas e discutidas em aula, de forma que novas soluções possam desenvolvidas pelos discentes, ampliando o olhar destes para o mercado de trabalho. Este relato teve por objetivo descrever a experiência vivenciada por discentes da disciplina Alimentos Funcionais, do curso de Nutrição da UFV-CRP, no contexto de práticas que estimulam o empreendedorismo e a inovação, em especial, para o desenvolvimento de produtos com propriedades funcionais. As principais bases metodológicas de ensino utilizadas foram: estudo da legislação que trata dos alimentos funcionais; discussão de artigos científicos sobre os compostos com alegação funcional e de saúde segundo a ANVISA; e participação docente no curso Rumo à Educação Empreendedora, oferecido pela Comissão de Inovação e Empreendedorismo (InovAlto), em parceria com o SEBRAE em 2019 I. Este curso trouxe como possibilidade para a prática pedagógica o uso do método CANVAS, da prototipagem e do Pitch. O alimento funcional é aquele que além das propriedades nutricionais, produz efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos à saúde, quando consumidos usualmente. Dentre eles cita-se a soja, com destaque econômico no setor agropecuário, mas ainda com uso limitado na alimentação humana. Ela se destaca por possuir alto teor proteico e peptídeos bioativos, estes capazes de reduzir o risco de doenças cardiovasculares por minimizar a hipercolesterolemia. Possíveis mecanismos de ação desses peptídeos incluem: aumento da excreção fecal de ácidos biliares, e capacidade de modular os níveis dos receptores de lipoproteína de baixa densidade (LDL) no fígado. A ANVISA recomenda a ingestão diária de 25 g de proteína de soja para redução do colesterol sanguíneo. Considerando-se a recomendação e o atual mercado que busca saudabilidade e praticidade, foi desenvolvido um hambúrguer de proteína de soja, que além de alegações funcionais, é boa fonte proteica para vegetarianos. Após o estudo detalhado das propriedades da proteína de soja (discussão de artigo científico e apresentação de seminário), foi concebida a ideia do produto a ser desenvolvido por meio do Canvas. Em seguida, foi elaborada a receita e a prototipagem do produto, cujo Pitch foi apresentado à uma banca de professores. Simulou-se uma banca de investidores, à semelhança dos eventos de empreendedorismo e inovação, os quais estimulam e viabilizam o lançamento de novos produtos. Diante do exposto, reforça-se a necessidade de fomento destinado à capacitação de professores, uma vez que a partir dessas ações novas práticas pedagógicas podem ser adotadas de forma a aproximar o discente do mercado de trabalho, por meio de experiências que buscam atender às demandas da população e, ao mesmo tempo, amplia o olhar sobre o campo de atuação do profissional nutricionista.
Palavras-chave ensino-aprendizagem, metodologia, professores
Forma de apresentação..... Oral
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