Resumo |
A interação entre a Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba e as escolas de ensino fundamental da região, possibilitou oportunidade de acesso a estudantes que não conheciam a UFV-CRP, propiciando a realização de atividades acadêmicas aos respectivos alunos. Objetivou-se com este projeto abordar conteúdos práticos em laboratórios e nas escolas participantes, além de divulgar o Campus. Para a realização das atividades foram feitos planejamentos, preparo e confecção de atividades impressas. Tudo isso foi desenvolvido em parceria com as escolas e membros do projeto.Os conteúdos selecionados foram revisados e adequados à faixa etária dos alunos atendidos. Foram atendidos mais de 400 alunos do Ensino Fundamental e 10 professores. Dentre as escolas atendidas estavam o Centro Educacional Paulo Freire e a Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, além de escolas de São Gotardo. A execução das práticas laboratoriais consistiu na recepção dos alunos, apresentação da UFV e dos laboratórios, desenvolvimento das aulas práticas e intervalo para o lanche. Foram realizadas atividades práticas de microscopia com visualização da célula vegetal e estruturas que a caracterizam (parede, plastídios e vacúolo), células animais, algumas bactérias e suas funções. Ocorreu a observação de animais invertebrados, permitindo o contato direto com espécies abordadas em conteúdo teórico, práticas de anatomia humana e o funcionamento do corpo por meio de explicações e modelos didáticos. Além disso, práticas de organografia, visualizando as diferentes partes de planta em lupa. Já nas escolas, foram desenvolvidas práticas de química, demostrando atividades cotidianas que podem ser desenvolvidas de diversas maneiras como a utilização de substâncias químicas para a produção de fogo, energia elétrica, carvão, equilíbrio ácido-básico e a mistura de algumas cores. As práticas desenvolvidas foram avaliadas através de exercícios impressos entregues aos alunos participantes, onde foram realizadas as correções. Após, foram realizadas reuniões com os professores das escolas participantes discutindo as dificuldades e facilidades de cada atividade. Assim, os professores se responsabilizaram em reforçar o que foi discutido nas práticas realizadas pelo projeto, possibilitando um retorno de como melhorar ou alterar as atividades de acordo com o interesse das escolas. Concluiu-se que as atividades e aulas práticas desenvolvidas com os alunos do ensino fundamental causou um impacto educativo e social permitindo o contato dos alunos com a Universidade, mostrando-se uma oportunidade marcante para a maioria que possuíam a visão da Universidade como algo distante ou inatingível. |