Resumo |
O ato de ler desempenha um papel fundamental na nossa cultura. Na medida em que ele se universaliza, através da educação, ele impulsiona o desenvolvimento da sociedade. Do ponto de vista individual, a leitura é uma atividade repleta de benefícios que permite desenvolver, no leitor, aspectos relacionados à criatividade, ao senso crítico, à oralidade, à comunicação e habilidades de escrita. Com o advento da internet e das novas tecnologias digitais, os hábitos de leitura estão se modificando rapidamente, sobretudo entre a população mais jovem. Com o objetivo de capturar e compreender elementos desta transformação, foi realizada uma pesquisa exploratória sobre a prática de leitura de estudantes do ensino médio. Para isto, foi escolhida uma amostra aleatória composta por 100 estudantes do ensino médio (aproximadamente 20% dos estudantes) da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura de Rio Paranaíba-MG, por meio da técnica de amostragem sistemática. A coleta de dados foi feita via aplicação de questionário, contendo 20 questões, onde aspectos como frequência da prática de leitura, os gêneros favoritos e a forma com que os estudantes lêem, dentre outros, foram abordados. Os dados coletados, foram tratados, tabulados e agrupados no Microsoft Excel, e gráficos e tabelas foram gerados. Constatou-se que maioria dos alunos da amostra é do sexo feminino; que a faixa etária predominante é de 15 a 17 anos. Dentre esse grupo de alunos uma parcela de 29 jovens afirmaram que gostam de ler e possuem facilidade com a leitura e interpretação; 32 estudantes disseram que não gostam de ler mas que têm facilidade com a prática da leitura e interpretação, enquanto 34 disseram que gostam do hábito de ler mas relataram ter dificuldade com a prática e com a interpretação. Além disso, os resultados apontam que o principal motivo para ler está relacionado à criatividade e imaginação, e também à aquisição de conhecimento. A frequência de leitura encontrada foi mensal, sendo o hábito de ler livros encontra-se em equilíbrio na amostra: enquanto 36 alunos não leem nenhum livro por mês, outros 35 disseram ler um livro ao mês. Os motivos mais citados que dificultam a frequência na leitura foi o fato de os jovens darem preferência a outras atividades e não encontrar materiais que lhes interessem. Constatou-se que a preferência é por materiais digitais encontrados na internet. Os materiais mais lidos são as publicações curtas, blogs e literatura em geral. Espera-se que esse estudo possa servir como base para que gestores e professores (re)criem ambientes que estimulem a leitura na escola e em sala de aula, atualizando-a (a leitura), considerando as transformações nos hábitos, meios e formatos de leitura que as inovações tecnológicas tem oferecido à sociedade. |