"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 20071

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Probabilidade e estatística
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Ludimila Gabriele Corrêa
Orientador MAGNO ALVES DE OLIVEIRA
Título Investigação dos hábitos de leitura dos estudantes do Ensino Médio de uma escola pública
Resumo O ato de ler desempenha um papel fundamental na nossa cultura. Na medida em que ele se universaliza, através da educação, ele impulsiona o desenvolvimento da sociedade. Do ponto de vista individual, a leitura é uma atividade repleta de benefícios que permite desenvolver, no leitor, aspectos relacionados à criatividade, ao senso crítico, à oralidade, à comunicação e habilidades de escrita. Com o advento da internet e das novas tecnologias digitais, os hábitos de leitura estão se modificando rapidamente, sobretudo entre a população mais jovem. Com o objetivo de capturar e compreender elementos desta transformação, foi realizada uma pesquisa exploratória sobre a prática de leitura de estudantes do ensino médio. Para isto, foi escolhida uma amostra aleatória composta por 100 estudantes do ensino médio (aproximadamente 20% dos estudantes) da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura de Rio Paranaíba-MG, por meio da técnica de amostragem sistemática. A coleta de dados foi feita via aplicação de questionário, contendo 20 questões, onde aspectos como frequência da prática de leitura, os gêneros favoritos e a forma com que os estudantes lêem, dentre outros, foram abordados. Os dados coletados, foram tratados, tabulados e agrupados no Microsoft Excel, e gráficos e tabelas foram gerados. Constatou-se que maioria dos alunos da amostra é do sexo feminino; que a faixa etária predominante é de 15 a 17 anos. Dentre esse grupo de alunos uma parcela de 29 jovens afirmaram que gostam de ler e possuem facilidade com a leitura e interpretação; 32 estudantes disseram que não gostam de ler mas que têm facilidade com a prática da leitura e interpretação, enquanto 34 disseram que gostam do hábito de ler mas relataram ter dificuldade com a prática e com a interpretação. Além disso, os resultados apontam que o principal motivo para ler está relacionado à criatividade e imaginação, e também à aquisição de conhecimento. A frequência de leitura encontrada foi mensal, sendo o hábito de ler livros encontra-se em equilíbrio na amostra: enquanto 36 alunos não leem nenhum livro por mês, outros 35 disseram ler um livro ao mês. Os motivos mais citados que dificultam a frequência na leitura foi o fato de os jovens darem preferência a outras atividades e não encontrar materiais que lhes interessem. Constatou-se que a preferência é por materiais digitais encontrados na internet. Os materiais mais lidos são as publicações curtas, blogs e literatura em geral. Espera-se que esse estudo possa servir como base para que gestores e professores (re)criem ambientes que estimulem a leitura na escola e em sala de aula, atualizando-a (a leitura), considerando as transformações nos hábitos, meios e formatos de leitura que as inovações tecnológicas tem oferecido à sociedade.
Palavras-chave Leitura, Hábitos de leitura, Inovações tecnológicas.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,65 segundos.