Resumo |
Introdução: No contexto do futebol, a concentração é essencial para a excelência esportiva, sendo uma habilidade cognitiva que permite que os jogadores mantenham a atenção em uma tarefa específica. O tempo de execução das ações do jogo, e as ações corretas são relevantes para vencer o jogo. A concentração pode ser avaliada por meio de tarefas de desempenho cognitivo, assim como o tempo das ações e a exatidão nas respostas. Nesse sentido, a compreensão da influência do treinamento de futebol na concentração, tempo de execução e reações corretas das crianças é de grande relevância. Objetivos: investigar se há uma melhora na capacidade de concentração, tempo de execução e reações em crianças de 4 a 11 anos, e a correlação entre essas variáveis. Metodologia: A amostra foi composta por 54 crianças, praticantes de futebol em 32 treinos de 50 minutos cada, duas vezes por semana, em 4 meses. Os dados de concentração, tempo de execução e reações corretas, foram obtidos com o teste COG, versão S1, do Sistema de Testes de Viena. O teste T de amostras pareadas analisou os dados sob duas condições diferentes, pré e pós treinamento. O teste de Spearman foi utilizado para verificar se há correlação entre as variáveis pré e pós treinamento. Os procedimentos estatísticos foram realizados no Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS). Resultados: A capacidade de concentração das crianças pré-treinamento (N=5213,50) diminuiu com relação aos pós (N=4800,50), não havendo diferença significativa (p=0,159). O tempo de execução pré-treinamento (N=15,616) diminuiu com relação aos pós (N=14,249). O número de reações corretas pré-treinamento (N= 166,76) aumentou com relação aos pós (N=173,06). É possível observar uma diferença significativa no tempo (p=0,017) e nas reações corretas (p=0,022). Ao correlacionar as variáveis pré e pós treinamento, foi possível notar uma diferença significativa na capacidade de concentração com o tempo (p<0,001), no entanto não é significativa a relação da concentração com as reações corretas pré (p=0,830) e pós (p=0,524), o mesmo ocorre no tempo com as reações corretas pré (p=0,119) e pós (p=0,062). Conclusão: Em relação a comparação das médias obtidas nos grupos pré e pós, não há diferença significativa na capacidade de concentração. No entanto, foi observado a diferença significativa entre o pré e o pós teste no tempo de realização e as reações corretas, sugerindo que as crianças após um período de treinamento e reagiram as situações de maneira mais assertiva em menos tempo. Agradecimentos:Este estudo contou com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo de Minas Gerais, do Programa Academia e Futebol do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor; da SEESP-MG, da FAPEMIG, do CNPq, da Funarbe, da Capes, do Sicoob, da Reitoria, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Brasil. |