"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 20052

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Stéfany Moreira Saraiva Barbosa
Orientador ISRAEL TEOLDO DA COSTA
Título Treinamento de futebol e sua influência na capacidade de concentração e desempenho cognitivo de crianças.
Resumo Introdução: No contexto do futebol, a concentração é essencial para a excelência esportiva, sendo uma habilidade cognitiva que permite que os jogadores mantenham a atenção em uma tarefa específica. O tempo de execução das ações do jogo, e as ações corretas são relevantes para vencer o jogo. A concentração pode ser avaliada por meio de tarefas de desempenho cognitivo, assim como o tempo das ações e a exatidão nas respostas. Nesse sentido, a compreensão da influência do treinamento de futebol na concentração, tempo de execução e reações corretas das crianças é de grande relevância. Objetivos: investigar se há uma melhora na capacidade de concentração, tempo de execução e reações em crianças de 4 a 11 anos, e a correlação entre essas variáveis. Metodologia: A amostra foi composta por 54 crianças, praticantes de futebol em 32 treinos de 50 minutos cada, duas vezes por semana, em 4 meses. Os dados de concentração, tempo de execução e reações corretas, foram obtidos com o teste COG, versão S1, do Sistema de Testes de Viena. O teste T de amostras pareadas analisou os dados sob duas condições diferentes, pré e pós treinamento. O teste de Spearman foi utilizado para verificar se há correlação entre as variáveis pré e pós treinamento. Os procedimentos estatísticos foram realizados no Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS). Resultados: A capacidade de concentração das crianças pré-treinamento (N=5213,50) diminuiu com relação aos pós (N=4800,50), não havendo diferença significativa (p=0,159). O tempo de execução pré-treinamento (N=15,616) diminuiu com relação aos pós (N=14,249). O número de reações corretas pré-treinamento (N= 166,76) aumentou com relação aos pós (N=173,06). É possível observar uma diferença significativa no tempo (p=0,017) e nas reações corretas (p=0,022). Ao correlacionar as variáveis pré e pós treinamento, foi possível notar uma diferença significativa na capacidade de concentração com o tempo (p<0,001), no entanto não é significativa a relação da concentração com as reações corretas pré (p=0,830) e pós (p=0,524), o mesmo ocorre no tempo com as reações corretas pré (p=0,119) e pós (p=0,062). Conclusão: Em relação a comparação das médias obtidas nos grupos pré e pós, não há diferença significativa na capacidade de concentração. No entanto, foi observado a diferença significativa entre o pré e o pós teste no tempo de realização e as reações corretas, sugerindo que as crianças após um período de treinamento e reagiram as situações de maneira mais assertiva em menos tempo.
Agradecimentos:Este estudo contou com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo de Minas Gerais, do Programa Academia e Futebol do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor; da SEESP-MG, da FAPEMIG, do CNPq, da Funarbe, da Capes, do Sicoob, da Reitoria, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Brasil.
Palavras-chave Cognição, concentração, futebol.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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