Resumo |
A pesquisa de iniciação cientifica aqui apresentada propõe analisar os desdobramentos espaciais e culturais decorrente das ações públicas e privadas voltadas para o turismo – em particular, o cultural – na produção espacial das cidades inseridas na ótica do city branding, tomando o caso de Diamantina-MG como objeto de análise. Trata-se de uma investigação baseada em entrevistas com residentes locais, visitantes e servidores públicos da secretaria de turismo de Diamantina, guiadas por roteiros semiestruturados. Os resultados demonstram que parte do poder público e das iniciativas privadas desempenham um papel fundamental para promover o desenvolvimento à cidade, dedicando-se principalmente ao setor do turismo. Dessa forma, propiciando aos diamantinenses formas de prestarem serviços e de se beneficiarem deste produto. Contudo, os residentes não se sentem incluídos na atual dinâmica turística, pois não gozam das mesmas conveniências que os visitantes desfrutam. Seu contato seria estritamente econômico. Nesse sentido, o estudo contribui para entender a percepção dos habitantes da cidade de Diamantina ao se relacionarem com os grupos de exploradores da cultura local e quais impactos isso implicaria. Outra questão, seria como os órgãos públicos e privados lidam com essa situação, o quanto estão comprometidos em expandir sua principal atividade econômica, e, se incentivam práticas de valorização e inserção de moradores nessas atividades. Dessa maneira, em suma, o artigo busca compreender movimentos de recepção, absorção e ressignificação dos sentidos de cidade por parte dos turistas e dos citadinos para assim identificar os estranhamentos e os reconhecimentos. Portanto, a expectativa para o encerramento deste estudo é que sejam apresentadas perspectivas multifacetadas sobre como a cidade é compreendida pelos grupos envolvidos no cotidiano turístico e econômico, fomentados por esforços de ações públicas e privadas que movimentam as atividades financeiras da cidade histórica. |