ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Medicina veterinária |
Setor |
Departamento de Veterinária |
Bolsa |
Não se Aplica |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Henrique Hollerbach Santos |
Orientador |
RODRIGO ALVES BARROS |
Outros membros |
Ana Carolina Marta Trindade, Danilo Medeiros Gomes, FABIANA AZEVEDO VOORWALD, Gisele Cristina Pereira Lopes, JULIANE CRISTINA DOMINGOS, Nilo Graciano Martins |
Título |
Terapia Assistida por Animais com crianças do espectro autista da APAE Viçosa, MG: relato de experiência |
Resumo |
A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma técnica que utiliza os animais como abordagem terapêutica para vários agravos. Nesse processo o animal tem papel como facilitador no meio terapêutico. Especificamente em crianças com espectro autista, o animal contribui para que elas se sintam mais confortáveis e interajam melhor, principalmente com pessoas fora do seu núcleo de convívio. Dessa forma, o objetivo do presente resumo é relatar a experiência das atividades de TAA desenvolvidas com crianças do espectro autista, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Viçosa, MG. As atividades do projeto iniciaram no ano de 2019, com sessões coletivas envolvendo simultaneamente diversos cachorros e crianças. No entanto, em decorrência da pandemia as sessões foram suspensas durante os anos de 2020 a 2022. Com a volta das atividades, no ano de 2023, as sessões passaram a ser de forma individual, pois foi observado que de forma individual era mais eficiente e melhor para a psicóloga conduzir a sessão e acompanhar o desenvolvimento das crianças. Os cães são selecionados de acordo com seu temperamento, espera-se que um cão terapeuta seja calmo em todas as situações e que aceite manipulação constante. Além disso é imprescindível que ele esteja saudável, livre de pulgas e carrapatos. Atualmente o projeto conta com duas cadelas, uma sem raça definida e uma Golden Retrivier, ambas cedidas por tutores parceiros do projeto. As crianças são selecionadas pela psicóloga Juliane que antes de introduzir a criança ao TAA, realiza uma avaliação, que demonstrará se de fato a criança possui quesitos para o tratamento. Atualmente, as sessões de TAA acontecem em dois dias da semana e são atendidas em torno de 08 crianças, de até 06 anos de idade. As sessões têm em média 40 minutos de duração e são acompanhadas pela psicóloga da APAE e por estudantes de graduação em medicina veterinária e médicos veterinário residentes da UFV. A função do médico veterinário no processo é garantir saúde e o bem-estar do animal e, intervir em situações em que o animal já esteja com o nível de estresse elevado. A psicóloga tem a função de conduzir a terapia, observar se a criança se adaptará ao método e observar o desenvolvimento da criança ao longo do processo. Esse cenário configura em um conceito de interdisciplinaridade de profissões, com a presença da psicóloga de forma a conduzir as sessões e a presença dos estudantes e médicos veterinários para garantir a saúde e bem-estar animal. |
Palavras-chave |
Atividade Assistida por Animais, cães terapeutas, autismo |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |