"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 20034

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina veterinária
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Henrique Hollerbach Santos
Orientador RODRIGO ALVES BARROS
Outros membros Ana Carolina Marta Trindade, Danilo Medeiros Gomes, FABIANA AZEVEDO VOORWALD, Gisele Cristina Pereira Lopes, JULIANE CRISTINA DOMINGOS, Nilo Graciano Martins
Título Terapia Assistida por Animais com crianças do espectro autista da APAE Viçosa, MG: relato de experiência
Resumo A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma técnica que utiliza os animais como abordagem terapêutica para vários agravos. Nesse processo o animal tem papel como facilitador no meio terapêutico. Especificamente em crianças com espectro autista, o animal contribui para que elas se sintam mais confortáveis e interajam melhor, principalmente com pessoas fora do seu núcleo de convívio. Dessa forma, o objetivo do presente resumo é relatar a experiência das atividades de TAA desenvolvidas com crianças do espectro autista, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Viçosa, MG. As atividades do projeto iniciaram no ano de 2019, com sessões coletivas envolvendo simultaneamente diversos cachorros e crianças. No entanto, em decorrência da pandemia as sessões foram suspensas durante os anos de 2020 a 2022. Com a volta das atividades, no ano de 2023, as sessões passaram a ser de forma individual, pois foi observado que de forma individual era mais eficiente e melhor para a psicóloga conduzir a sessão e acompanhar o desenvolvimento das crianças. Os cães são selecionados de acordo com seu temperamento, espera-se que um cão terapeuta seja calmo em todas as situações e que aceite manipulação constante. Além disso é imprescindível que ele esteja saudável, livre de pulgas e carrapatos. Atualmente o projeto conta com duas cadelas, uma sem raça definida e uma Golden Retrivier, ambas cedidas por tutores parceiros do projeto. As crianças são selecionadas pela psicóloga Juliane que antes de introduzir a criança ao TAA, realiza uma avaliação, que demonstrará se de fato a criança possui quesitos para o tratamento. Atualmente, as sessões de TAA acontecem em dois dias da semana e são atendidas em torno de 08 crianças, de até 06 anos de idade. As sessões têm em média 40 minutos de duração e são acompanhadas pela psicóloga da APAE e por estudantes de graduação em medicina veterinária e médicos veterinário residentes da UFV. A função do médico veterinário no processo é garantir saúde e o bem-estar do animal e, intervir em situações em que o animal já esteja com o nível de estresse elevado. A psicóloga tem a função de conduzir a terapia, observar se a criança se adaptará ao método e observar o desenvolvimento da criança ao longo do processo. Esse cenário configura em um conceito de interdisciplinaridade de profissões, com a presença da psicóloga de forma a conduzir as sessões e a presença dos estudantes e médicos veterinários para garantir a saúde e bem-estar animal.
Palavras-chave Atividade Assistida por Animais, cães terapeutas, autismo
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,63 segundos.