Resumo |
A Olimpíada Nacional em História do Brasil–ONHB é uma competição promovida pela Universidade Estadual de Campinas–UNICAMP. Neste ano, o PIBID-HIS participou do evento em conjunto das equipes da E.E. Effie Rolfs. A ONHB é realizada em sete fases e sua prova tem um perfil diferente; as fases iniciais possuem dez questões fechadas e quatro alternativas, sendo três verdadeiras; cada uma delas vale uma porcentagem de pontos, sendo que a mais pertinente é a que vale mais. A tarefa é sempre uma habilidade exigida ao historiador em seu ofício como, por exemplo, na 4ª fase, em que os estudantes devem transcrever um documento histórico manuscrito. O tema desta edição foi “povos indígenas” e foi uma resposta à crise humanitária pela qual os Yanomamis passaram; as questões contribuíam para que os alunos pensassem essa e outras questões indígenas atuais historicamente. A Olimpíada é feita em equipes compostas por um professor-orientador e três alunos, o primeiro pode estar em várias equipes e os segundos não. O projeto foi realizado com alunos dos oitavos e nonos anos da E.E. Effie Rolfs. A ideia de fazer Olimpíada foi uma iniciativa dos IDs do núcleo, coautores deste resumo e tanto a escola quanto o Departamento de História-DHI nunca tinham participado da ONHB. Os principais objetivos foram possibilitar aos alunos um aprendizado por meio de uma metodologia ativa e elaborar uma avaliação do real aprendizado dos estudantes pautados na construção de um conhecimento crítico, ao qual é o principal objetivo da ONHB. Como a olimpíada foi uma atividade extra, o incentivo para a participação foi a atribuição de pontos extras na disciplina de história. Ao ser realizada em equipe, compreendemos que competia a nós, professores-orientadores, induzir os alunos a desenvolverem essas habilidades, cada um com autonomia para utilizar as próprias metodologias para suas equipes. De modo geral, às quintas-feiras, nos reuníamos na escola no 6º horário para que os estudantes pudessem confrontar as respostas que chegaram com as demais equipes. Por fim, ganharam um ponto extra inteiro a mais por responderem a algumas questões relacionadas à experiência. O resultado em relação aos nossos objetivos está em processo, pois, entendemos que isso demanda observações com um prazo maior do que um mês. Conquanto, os alunos tiveram muitos aprendizados relacionados às habilidades e a História em si; aprenderam a postura que devem ter diante de uma fonte de informação e perceberam de forma bem clara por uma das tarefas como um documento pode ser produzido numa época e falar de outra, dentre outros aprendizados. Com as respostas que fizeram nos formulários, todos convergiram ao dizer que foi uma prova difícil e diferente das avaliações normais de História; alguns participantes ressaltaram o quanto aprenderam História e outros entenderam que a sua concepção de História mudou por conta de sua participação. |