Resumo |
Esta comunicação apresentará uma pesquisa em andamento que se insere na linha de pesquisa Linguística Aplicada: Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem de Línguas, do PPG-Letras da UFV e tomará como objeto de estudo o trabalho de professores substitutos de rede pública de educação do estado de Minas Gerais, para a qual adotaremos uma perspectiva ergonômica. O objetivo desta pesquisa é analisar a atividade dos professores substitutos a fim de compreender os desafios desse trabalho e de propor espaços de diálogo entre os professores. Para realizarmos esta pesquisa, ancoramos nosso estudo em pressupostos teóricos da Clínica da Atividade (CLOT, 1999/2000, 2001, 2008; CLOT et al, 2022) e da Ergonomia da Atividade de Profissionais da Educação (FAÏTA E VIEIRA, 2003; FAÏTA, 2004; SAUJAT, 2004; AMIGUES, 2004, 2009), bem como em pesquisas do campo da linguística aplicada brasileira que compartilham desse arcabouço teórico (MACHADO, 2011; FAZION, 2016; 2017, LOUSADA 2017, DANTAS-LONGHI, 2017). Para a realização desta pesquisa, optamos por uma metodologia qualitativa e pela adoção de métodos de intervenção inspirados pelos trabalhos da Clínica da Atividade (CLOT, 2001; CLOT et al, 2000). Em um primeiro momento, elaboramos um questionário de perfil a ser enviado a professores substitutos da rede básica de educação de Minas Gerais e convidamos os professores respondentes a participarem de um curso de extensão. Nesse curso, que objetiva abordar a formação dos professores substitutos a partir da compreensão do ensino como trabalho, lançaremos mão de alguns métodos indiretos para termos acesso a marcas do real da atividade (CLOT, 2001) dos professores substitutos, considerando o trabalho do professor a partir da perspectiva da Clínica da Atividade e da Ergonomia da Atividade. Esperamos contribuir para que os professores substitutos possam ampliar seu poder de ação e transformar, a partir da compreensão do seu trabalho, suas práticas e o meio de trabalho em que se inserem. A partir das experiências propostas no curso, selecionaremos os dados a serem analisados nesta pesquisa. O foco desta comunicação será apresentar os primeiros resultados encontrados na análise das entrevistas com os professores. |