"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 20029

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Josiane Caroline Guimarães
Orientador SIMONE MARIA DANTAS LONGHI
Título Oficinas de Formação de Professores: análise do trabalho docente pela ergonomia da atividade
Resumo Esta comunicação apresentará uma pesquisa em andamento que se insere na linha de pesquisa Linguística Aplicada: Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem de Línguas, do PPG-Letras da UFV e tomará como objeto de estudo o trabalho de professores substitutos de rede pública de educação do estado de Minas Gerais, para a qual adotaremos uma perspectiva ergonômica. O objetivo desta pesquisa é analisar a atividade dos professores substitutos a fim de compreender os desafios desse trabalho e de propor espaços de diálogo entre os professores. Para realizarmos esta pesquisa, ancoramos nosso estudo em pressupostos teóricos da Clínica da Atividade (CLOT, 1999/2000, 2001, 2008; CLOT et al, 2022) e da Ergonomia da Atividade de Profissionais da Educação (FAÏTA E VIEIRA, 2003; FAÏTA, 2004; SAUJAT, 2004; AMIGUES, 2004, 2009), bem como em pesquisas do campo da linguística aplicada brasileira que compartilham desse arcabouço teórico (MACHADO, 2011; FAZION, 2016; 2017, LOUSADA 2017, DANTAS-LONGHI, 2017). Para a realização desta pesquisa, optamos por uma metodologia qualitativa e pela adoção de métodos de intervenção inspirados pelos trabalhos da Clínica da Atividade (CLOT, 2001; CLOT et al, 2000). Em um primeiro momento, elaboramos um questionário de perfil a ser enviado a professores substitutos da rede básica de educação de Minas Gerais e convidamos os professores respondentes a participarem de um curso de extensão. Nesse curso, que objetiva abordar a formação dos professores substitutos a partir da compreensão do ensino como trabalho, lançaremos mão de alguns métodos indiretos para termos acesso a marcas do real da atividade (CLOT, 2001) dos professores substitutos, considerando o trabalho do professor a partir da perspectiva da Clínica da Atividade e da Ergonomia da Atividade. Esperamos contribuir para que os professores substitutos possam ampliar seu poder de ação e transformar, a partir da compreensão do seu trabalho, suas práticas e o meio de trabalho em que se inserem. A partir das experiências propostas no curso, selecionaremos os dados a serem analisados nesta pesquisa. O foco desta comunicação será apresentar os primeiros resultados encontrados na análise das entrevistas com os professores.
Palavras-chave Professor substituto, ergonomia, trabalho do professor
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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