Resumo |
O presente resumo aborda a importância da creche no desenvolvimento do bebê, que cada vez mais é estudado, suas possibilidades individuais e coletivas, no âmbito familiar e na prática educativa. Busca-se atingir profissionais da educação e aqueles que se interessem pelas capacidades dos bebês, tendo como objetivo difundir ideias que se embasem e discorram sobre seu potencial. Elaborado a partir de textos trabalhados na disciplina EIN303 – O bebê na creche: teoria e prática, justifica-se que, para compreender o raciocínio lógico dos adultos, é pertinente que busquemos compreender o cerne de suas primeiras construções. Ao abordar a presença de bebês na creche, enfatiza-se cuidados como saúde e higiene, deixando em segundo plano a importância das interações e brincadeiras. Isso ocorre devido ao desconhecimento das potencialidades do bebê. Pela sua imaturidade física e cognitiva, a comunicação e produção cultural não são evidentes, exigindo conhecimento teórico para realizar observações e interpretações adequadas. Até o fim do século XX os estudos não focavam na interação entre os bebês, concentrando-se na relação mãe-bebê e com outros adultos. Estudos atuais destacam a intensa produção cultural e a relevância das interações entre os pares para o desenvolvimento. Certas teorias definem interação como o potencial de regulação que surge das ações de outras crianças, ou seja, compreender o comportamento de um bebê requer considerar a influência das ações de outros. Enquanto brincam, os bebês criam o espaço interacional onde suas ações desencadeiam respostas de outros, revelando diálogos e construções culturais. À medida que regulam as ações em resposta à dos outros, interagem e modificam o ambiente. Devido à imaturidade motora dos bebês, os episódios de interação são imprevisíveis e desordenados, enriquecendo as possibilidades interacionais. Embora não desenvolvida a fala, os bebês não deixam de se comunicar, pois, através da ação físico-motora, se expressam, interagem e modificam o ambiente.Alguns autores mencionam que os bebês não só imitam ações observadas, mas, por meio da inteligência prática, adaptam tais ações a outras situações, buscando lidar com o novo. Esse processo de reajuste visa o equilíbrio frente à perturbação e essas aquisições práticas impulsionam o desenvolvimento cognitivo e de outros aspectos. Pode-se concluir e perceber a importância da inserção dos bebês na creche, onde interagem com objetos diversos, com outros bebês e com pessoas mais velhas. A entrada na creche contribui, também, na manutenção do ambiente familiar, permitindo aos pais mais tempo para se dedicar a outras atividades e ao relacionamento conjugal, favorecendo a relação familiar e o tempo com o bebê. Quanto aos profissionais da educação infantil, é fundamental entender que o conhecimento é construído pelos próprios bebês, seus mecanismos de ação se aperfeiçoam conforme superam seus desafios. Um ambiente desafiador na medida certa é o ideal para seu crescimento. |