"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 20020

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Felipe Vilar Gomide
Orientador MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Outros membros KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA
Título As ações e construções do bebê na creche
Resumo O presente resumo aborda a importância da creche no desenvolvimento do bebê, que cada vez mais é estudado, suas possibilidades individuais e coletivas, no âmbito familiar e na prática educativa. Busca-se atingir profissionais da educação e aqueles que se interessem pelas capacidades dos bebês, tendo como objetivo difundir ideias que se embasem e discorram sobre seu potencial. Elaborado a partir de textos trabalhados na disciplina EIN303 – O bebê na creche: teoria e prática, justifica-se que, para compreender o raciocínio lógico dos adultos, é pertinente que busquemos compreender o cerne de suas primeiras construções. Ao abordar a presença de bebês na creche, enfatiza-se cuidados como saúde e higiene, deixando em segundo plano a importância das interações e brincadeiras. Isso ocorre devido ao desconhecimento das potencialidades do bebê. Pela sua imaturidade física e cognitiva, a comunicação e produção cultural não são evidentes, exigindo conhecimento teórico para realizar observações e interpretações adequadas. Até o fim do século XX os estudos não focavam na interação entre os bebês, concentrando-se na relação mãe-bebê e com outros adultos. Estudos atuais destacam a intensa produção cultural e a relevância das interações entre os pares para o desenvolvimento. Certas teorias definem interação como o potencial de regulação que surge das ações de outras crianças, ou seja, compreender o comportamento de um bebê requer considerar a influência das ações de outros. Enquanto brincam, os bebês criam o espaço interacional onde suas ações desencadeiam respostas de outros, revelando diálogos e construções culturais. À medida que regulam as ações em resposta à dos outros, interagem e modificam o ambiente. Devido à imaturidade motora dos bebês, os episódios de interação são imprevisíveis e desordenados, enriquecendo as possibilidades interacionais. Embora não desenvolvida a fala, os bebês não deixam de se comunicar, pois, através da ação físico-motora, se expressam, interagem e modificam o ambiente.Alguns autores mencionam que os bebês não só imitam ações observadas, mas, por meio da inteligência prática, adaptam tais ações a outras situações, buscando lidar com o novo. Esse processo de reajuste visa o equilíbrio frente à perturbação e essas aquisições práticas impulsionam o desenvolvimento cognitivo e de outros aspectos. Pode-se concluir e perceber a importância da inserção dos bebês na creche, onde interagem com objetos diversos, com outros bebês e com pessoas mais velhas. A entrada na creche contribui, também, na manutenção do ambiente familiar, permitindo aos pais mais tempo para se dedicar a outras atividades e ao relacionamento conjugal, favorecendo a relação familiar e o tempo com o bebê. Quanto aos profissionais da educação infantil, é fundamental entender que o conhecimento é construído pelos próprios bebês, seus mecanismos de ação se aperfeiçoam conforme superam seus desafios. Um ambiente desafiador na medida certa é o ideal para seu crescimento.
Palavras-chave interação, bebês, creche
Forma de apresentação..... Vídeo
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