"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 20019

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia sanitária
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Mariana Gomes Mello
Orientador ANA AUGUSTA PASSOS REZENDE
Título Trocando saberes e implantando a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos nas comunidades rurais de Pau de Cedro - Viçosa/MG
Resumo INTRODUÇÃO
A Comunidade de Pau de Cedro, localizada na zona rural de Viçosa, Minas Gerais, enfrenta condições precárias de saneamento básico sendo a questão da destinação adequada dos resíduos sólidos um dos grandes desafios a serem enfrentados pela comunidade. Para abordar essa questão, o trabalho realizado consiste em construir um sistema de acondicionamento de resíduos sólidos recicláveis (Ecoponto) e implementar a coleta seletiva em conjunto com o SAAE-Viçosa.

OBJETIVOS
O Projeto propõe, por meio de processo participativo, a definição e a implementação de soluções efetivas para o gerenciamento dos resíduos sólidos gerados nas comunidades rurais de Pau de Cedro, envolvendo a construção de Ecoponto(s) contemplando a separação, acondicionamento e armazenamento dos resíduos para posterior aproveitamento, ou coleta e destinação adequada.

AÇÕES DESENVOLVIDAS
Na Etapa 1, o foco principal do projeto foi a mobilização dos parceiros e a definição das estratégias para engajar a comunidade. Foram realizados encontros entre a UFV, EMATER, SAAE e o Projeto "Se eu quero eu posso", onde foram estabelecidas as atividades a serem desenvolvidas. Houve coleta de dados sobre a geração de resíduos sólidos nas comunidades e suas demandas. Foram realizadas oficinas para promover o manejo adequado dos resíduos sólidos, com ênfase nas dimensões participativas, ideológicas e culturais, envolvendo as famílias e as lideranças comunitárias. A participação ativa das famílias foi obtida, demonstrando seu comprometimento com o projeto.
Na Etapa 2, ocorreram reuniões entre os parceiros e a comunidade para o dimensionamento participativo do Ecoponto. Os moradores contribuíram com ideias, questionamentos e seleção dos materiais disponíveis, optando pelo uso de madeira. O local para construção do primeiro protótipo foi escolhido próximo à estrada, facilitando o acesso para a maioria dos moradores. O grupo de estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura da UFV elaborou o Projeto Arquitetônico do Ecoponto e a lista de materiais necessários para a construção, com base nas informações fornecidas.

RESULTADOS
O projeto obteve resultados significativos, com a mobilização e participação ativa das comunidades, além de uma troca de conhecimentos positiva entre os envolvidos. Houve o dimensionamento do Ecoponto modelo e a escolha do local para construção do primeiro protótipo, levando em consideração a opinião da comunidade e dos parceiros.

CONCLUSÕES
O projeto busca suprir a falta de infraestrutura para o gerenciamento de resíduos sólidos nas comunidades rurais de Pau de Cedro, envolvendo a construção do primeiro Ecoponto em parceria com a UFV e o SAAE. Com a adesão dos moradores e o trabalho de educação ambiental, espera-se implantar a coleta seletiva de resíduos recicláveis nas demais localidades, promovendo a conscientização ambiental e melhorando o manejo dos resíduos sólidos na região.
Palavras-chave Saneamento Rural, Resíduos Sólidos Recicláveis, Educação Ambiental.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.