Resumo |
Este resumo apresenta informações da pesquisa acadêmica referente ao Trabalho de Conclusão de Curso da primeira autora, no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Viçosa. Tem como tema e objeto de investigação o uso de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, na educação básica. Dessa forma, o objetivo geral é analisar o uso de metodologias ativas por professores da educação básica, em escolas públicas. As metodologias ativas surgiram como uma forma de superar a vertente tradicional de ensino, priorizando a participação, a autonomia e a experiência dos estudantes, com intuito de proporcionar que possam se assumir como sujeitos da construção do próprio conhecimento. Para Freire (2011), a autonomia é o ponto de partida para uma educação libertadora e, se constrói, em uma relação dialógica entre educador e educando, assim como sugerem as metodologias ativas. Conforme López; González; Cano (2016), por meio das metodologias ativas, os alunos do ensino básico interagem e criam conteúdos próprios relacionados às áreas curriculares, com diversas vantagens: motivação, comprometimento, diversão e entusiasmo, mostrando melhorias no que tange ao aprendizado. A pesquisa se desenvolveu a partir da análise bibliográfica e do mapeamento dos trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, nas edições dos últimos cinco anos. Os materiais foram selecionados, considerando a busca pelos termos “Metodologia Ativa” e “Metodologias Ativas” nos títulos, palavras-chave e objetivos. Foram encontrados vinte e oito trabalhos que abordaram a temática, em diferentes contextos e segmentos de ensino. Deste levantamento de dados, foi observado que apenas cinco trabalhos se referem ao uso das metodologias ativas na educação básica e três trabalhos são desenvolvidos na relação entre dois espaços/lugares, isto é, na interface do ensino superior e, ou formação continuada com a educação básica. O pequeno número de trabalhos acerca das metodologias ativas na educação básica sugere uma defasagem de pesquisas sobre o tema. A análise do conteúdo permitiu apontar como resultados, as contribuições do uso de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, proporcionando maior autonomia, participação e aprendizagem significativa para os alunos. Os estudos também apontaram dificuldades vivenciadas pelos docentes na utilização desta abordagem metodológica, devido a precariedade na infraestrutura dos espaços escolares e a necessidade de formação para professores. Conclui-se, portanto, que embora as metodologias ativas ainda sejam pouco adotadas na educação básica, quando ocorre a sua utilização em um contexto favorável que dispõe de recursos necessários e professores qualificados, são satisfatórios os resultados relativos ao processo ensino-aprendizagem. |