"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19986

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Josiane Cristina Dalavali
Orientador BARBARA LIMA GIARDINI
Título Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na educação básica
Resumo Este resumo apresenta informações da pesquisa acadêmica referente ao Trabalho de Conclusão de Curso da primeira autora, no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Viçosa. Tem como tema e objeto de investigação o uso de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, na educação básica. Dessa forma, o objetivo geral é analisar o uso de metodologias ativas por professores da educação básica, em escolas públicas. As metodologias ativas surgiram como uma forma de superar a vertente tradicional de ensino, priorizando a participação, a autonomia e a experiência dos estudantes, com intuito de proporcionar que possam se assumir como sujeitos da construção do próprio conhecimento. Para Freire (2011), a autonomia é o ponto de partida para uma educação libertadora e, se constrói, em uma relação dialógica entre educador e educando, assim como sugerem as metodologias ativas. Conforme López; González; Cano (2016), por meio das metodologias ativas, os alunos do ensino básico interagem e criam conteúdos próprios relacionados às áreas curriculares, com diversas vantagens: motivação, comprometimento, diversão e entusiasmo, mostrando melhorias no que tange ao aprendizado. A pesquisa se desenvolveu a partir da análise bibliográfica e do mapeamento dos trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, nas edições dos últimos cinco anos. Os materiais foram selecionados, considerando a busca pelos termos “Metodologia Ativa” e “Metodologias Ativas” nos títulos, palavras-chave e objetivos. Foram encontrados vinte e oito trabalhos que abordaram a temática, em diferentes contextos e segmentos de ensino. Deste levantamento de dados, foi observado que apenas cinco trabalhos se referem ao uso das metodologias ativas na educação básica e três trabalhos são desenvolvidos na relação entre dois espaços/lugares, isto é, na interface do ensino superior e, ou formação continuada com a educação básica. O pequeno número de trabalhos acerca das metodologias ativas na educação básica sugere uma defasagem de pesquisas sobre o tema. A análise do conteúdo permitiu apontar como resultados, as contribuições do uso de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, proporcionando maior autonomia, participação e aprendizagem significativa para os alunos. Os estudos também apontaram dificuldades vivenciadas pelos docentes na utilização desta abordagem metodológica, devido a precariedade na infraestrutura dos espaços escolares e a necessidade de formação para professores. Conclui-se, portanto, que embora as metodologias ativas ainda sejam pouco adotadas na educação básica, quando ocorre a sua utilização em um contexto favorável que dispõe de recursos necessários e professores qualificados, são satisfatórios os resultados relativos ao processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave Metodologias ativas, Educação básica, Ensino aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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