"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19975

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Carolina de Souza Viana
Orientador ODEMIR VIEIRA BAETA
Título K-pop: a indústria de ascensão da diplomacia e soft power sul-coreano em São Paulo
Resumo A República da Coreia, também conhecida como Coreia do Sul, tem se destacado globalmente por seu crescimento econômico e influência cultural. Este trabalho aborda a indústria de ascensão do K-pop e Soft Power sul-coreano em São Paulo. Tal abordagem se impõe, devido ao fato da República da Coreia, também conhecida como Coreia do Sul, ter se destacado globalmente por seu crescimento econômico e influência cultural. Seu Soft Power, especialmente representado pelo fenômeno do K-pop, desempenha um papel crucial em sua diplomacia cultural e pública. O Brasil, especialmente São Paulo, se tornou um importante centro para a disseminação do K-pop, fortalecendo os laços culturais entre os dois países. Além disso, o interesse crescente pela língua coreana, culinária, taekwondo e doramas também contribuiu para o fortalecimento da imagem da Coreia do Sul no Brasil. Através de festivais, exposições e intercâmbios culturais, a diplomacia cultural sul-coreana tem promovido uma compreensão mútua e cooperação entre os países, impactando positivamente o turismo, comércio e relações bilaterais. São Paulo se destaca como um centro de convergência da cultura K-pop no Brasil, impulsionando a diversidade e a interculturalidade na cidade. O principal objetivo é compreender o produto cultural sul-coreano Korean Pop - conhecido como K-pop - que está ganhando notoriedade e sendo representante no mercado global da Coreia do Sul, como ferramenta para exercer Diplomacia Cultural e Pública através da expansão de seu Soft Power e seu impacto no Brasil, utilizando o impacto em São Paulo, o maior centro comercial do país, após a globalização do gênero musical pelo mundo. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa explicativa, buscando compreender e buscar compreensão do impacto da diplomacia cultural sul-coreana no Brasil, com foco no fenômeno do K-pop e sua relação com a promoção do Soft Power da Coreia do Sul. Para atingir esse objetivo, serão utilizados métodos de revisão bibliográfica e análise de dados secundários. Os resultados deste estudo revelam a importância do produto cultural sul-coreano K-pop como ferramenta para que o país exerça Diplomacia Cultural e Pública pela República da Coreia e como seu impacto no Brasil, com destaque para a cidade de São Paulo, foi sendo construído ao longo dos anos causando repercussão no setor cultural e também econômico. Dessa forma, o texto compreendeu que a diplomacia cultural sul-coreana no Brasil é apoiada por iniciativas governamentais e colaborações com instituições locais, como festivais de cultura coreana, exposições de arte, intercâmbios educacionais e programas de intercâmbio de artistas. Além disso, a cidade conta com um Centro Cultural Coreano e o Consulado da República da Coreia, que fortalecem os laços bilaterais e promovem uma maior compreensão mútua.
Palavras-chave Soft power, K-pop, National Branding
Forma de apresentação..... Vídeo
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