"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19958

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Serviço Social
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Carla Martins Nunes
Orientador LUCIANE ISABEL RAMOS MARTINS
Outros membros Layla Aparecida Pereira
Título Desvelando Red Flags: Capacitação de Jovens do Ensino Médio por meio do Eixo de Formação da Casa das Mulheres
Resumo O Programa de Extensão Casa das Mulheres, fundado em 2010, desempenha um papel significativo no enfrentamento da violência contra mulheres na microrregião de Viçosa-MG. Como uma iniciativa da Universidade Federal de Viçosa, em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal de Viçosa-MG, a Casa das Mulheres está organizada em quatro eixos de atuação: atendimento, comunicação, observatório da violência e formação. Este resumo destaca a implementação de uma dinâmica de "Red Flags" (sinais de alerta) junto a três turmas do Ensino Médio na Escola Estadual Alice Loureiro, localizada no bairro marginalizado Silvestre, em Viçosa-MG, por meio do eixo de formação. O objetivo das oficinas de "Red Flags" foi capacitar os adolescentes a reconhecer e lidar com comportamentos prejudiciais e abusivos em relacionamentos. Nesse sentido, o foco foi problematizar uma série de encaminhamentos identificados pela professora e orientadora das formadoras da escola. Durante as atividades, realizadas com as turmas 201, 202 e 203 do 2º ano do Ensino Médio, foram apresentadas cenas teatrais criadas pelos próprios alunos, ocorrendo em um espaço externo da escola, no pátio lateral. Após as apresentações, os jovens debateram coletivamente sobre a presença de "Red Flags" nessas situações interpretadas. A iniciativa teve como objetivo promover a prevenção e o combate à violência de gênero, auxiliando os jovens na construção de relacionamentos saudáveis e no desenvolvimento de habilidades de comunicação, respeito mútuo, consentimento e assertividade. Foi observado imediatamente o benefício dessas oficinas, uma vez que houve uma maior conscientização dos participantes ao serem expostos a informações e discussões que contribuíram para o entendimento de relacionamentos saudáveis e a identificação de comportamentos abusivos a serem evitados. Além disso, os jovens adquiriram por meio da oficina conhecimentos e ferramentas para identificar sinais de alerta em suas relações e tomar medidas adequadas para proteção e busca de apoio. Isso resultou em uma melhor preparação para evitar relacionamentos abusivos e reduzir a probabilidade de envolvimento em situações prejudiciais. Destaca-se também que as oficinas proporcionaram às jovens alunas, maior empoderamento, incentivando-as a autonomia e a confiança, capacitando-as a estabelecer limites saudáveis dentro de suas relações. Essa abordagem contribuiu para uma mudança cultural nos alunos participantes, ao abordar questões relacionadas à violência presente dentro de relacionamentos, sobretudo em uma cidade onde há altos índices de violência contra mulheres, notável existência da violência escolar/bullying, e forte presença do tráfico de drogas e da violência urbana. Assim, o trabalho de formação é fundamental, especialmente na adolescência, onde comumente a vida amorosa e sexual se inicia, e assim, se faz necessário o início da prevenção.
Palavras-chave prevenção, violência de gênero, adolescência
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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