Resumo |
Este trabalho tem como base as minhas experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica, Núcleo Interdisciplinar de Química e Física, do curso de Licenciatura em Química, durante o seu primeiro módulo. A partir das minhas vivências, expus a importância do processo de imersão e ambientação na escola, que incluem entender a escola campo em que estive inserida, o processo de aprendizagem dos alunos, a organização pedagógica da escola e do professor. O acompanhamento durante o primeiro módulo foi feito com turmas do 1º ano do Ensino Médio e, durante uma das aulas do professor preceptor, fiz minha primeira inserção, através de resolução de exercícios, dando início a uma vivência direta e enriquecedora no ambiente escolar, além de estabelecer uma ponte entre a teoria e a prática pedagógica. Foi possível observar que essa conduta ajudou no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, além de garantir um diálogo entre professor-residente-aluno em sala de aula. Além disso, ao longo do primeiro módulo, os acompanhamentos das aulas do professor preceptor deu-me a oportunidade de observar e refletir sobre as estratégias de ensino adotadas a partir da utilização do Diário de Bordo, onde pude registrar todas as experiências vivenciadas em sala de aula, descrevendo as atividades realizadas, as observações sobre o comportamento dos alunos, o engajamento nas atividades, as estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor regente, os desafios enfrentados, as reflexões sobre práticas pedagógicas, entre diversos outros aspectos importantes. A participação em reuniões pedagógicas, colegiados, reuniões de setor e conselhos de classe, garantiram a minha compreensão do contexto escolar, seus desafios e políticas educacionais adotadas na instituição. Houveram diferentes estudos e práticas ao longo do módulo em questão, com o objetivo de entender o ambiente educacional e os estudantes da escola campo afim de me preparar, de maneira adequada e efetiva, para os próximos módulos que incluem regência e co-regência. |