"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19938

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Roberta de Araújo Silva
Orientador KATIUSSE REZENDE ALVES
Outros membros FLAVIA BATISTA BARBOSA DE SA DIAZ, Tayane Naraiane de Freitas
Título Conhecimento, habilidades e atitudes dos professores do ensino infantil e básico em primeiros socorros: revisão integrativa
Resumo Introdução: o ambiente escolar é um cenário potencial para a ocorrência de situações de emergência, considerando o perfil dos alunos, quantitativo reduzido de profissionais para supervisão, a carga horária diária e as brincadeiras realizadas no local. Nessas situações, os professores são os profissionais que, geralmente, prestam os primeiros socorros, que são as ações iniciais adotadas, por um indivíduo treinado a fim de evitar o agravamento da condição clínica e manter a sobrevida até que chegue o atendimento especializado. Tendo em vista que o socorro tardio e a aplicação de cuidados incorretos podem desencadear sequelas e até o óbito em situações emergenciais, é importante que os professores estejam capacitados, seguros e dispostos a prestarem o atendimento necessário. Objetivos: analisar as evidências científicas sobre o conhecimento, habilidades e atitudes de professores do ensino básico em primeiros socorros. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa realizada através de busca nas seguintes bases de dados: MEDLINE/PubMed, CINAHL, BVS, SCOPUS, EMBASE, Web of Science, Scielo e Science Direct durante os meses de outubro a dezembro de 2022. Foram incluídos artigos originais, publicados nos idiomas português, espanhol ou inglês, que respondessem à questão norteadora “quais as evidências científicas em relação ao conhecimento, habilidades e atitudes dos professores do ensino infantil e básico em primeiros socorros? ”. A extração dos artigos foi feita por dois revisores, com participação de um terceiro em caso de divergências. Resultados: foram encontrados 4.691 artigos e, após as etapas de refinamento, restaram 27 artigos para a leitura na íntegra. Em suma, identificou-se, predominantemente, estudos descritivos transversais (n=27, 100%), de nível de evidência 4B (n=27, 100%), publicados em 2019 (n=6, 22,2%), em inglês (n=22, 81,4%) e realizados na Espanha (n=5, 18,5%). A maioria dos estudos revelou conhecimento insuficiente dos professores em primeiros socorros. Apenas três mencionaram um nível de conhecimento adequado, mas em um estudo a maioria dos participantes já havia realizado treinamento em primeiros socorros. As principais temáticas em que se constatou conhecimento insuficiente foram engasgo, suporte básico de vida, epistaxe, intoxicação e picada de insetos. Além disso, os professores mencionaram sentimentos de medo, ansiedade, angústia e preocupação com a responsabilidade legal ao lidar com situações de primeiros socorros. Quanto às habilidades, constatou-se um baixo nível de desenvolvimento por parte dos professores. Conclusões: a identificação de conhecimentos, habilidades e atitudes de professores em primeiros socorros ainda incipientes mostra que é oportuno o desenvolvimento de treinamentos sobre o tema. Ao adquirirem tais competências, os professores estarão aptos a fornecer um atendimento inicial seguro, o que terá um impacto positivo na prevenção de agravos e na redução das taxas de morbimortalidade entre os alunos.
Palavras-chave Professores escolares, Primeiros Socorros, Educação em Saúde
Forma de apresentação..... Vídeo
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