"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19934

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Serviço social
Setor Departamento de Serviço Social
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniele Cristina Fonseca Silva
Orientador CRISTIANE NATALICIO DE SOUZA
Outros membros Larissa Aparecida Ferreira Jerônimo, Lidiane Cesário Barreto
Título Educação e racismo: acesso e permanência de pretos e pardos em universidades públicas
Resumo Este trabalho propõe analisar, criticamente, artigos publicados sobre o acesso e a permanência de pessoas negras, em universidades federais. A partir de pesquisas bibliográficas em artigos disponíveis nas plataformas Google Acadêmico e Scielo foi possível identificar encaminhamentos que reforçam a educação como direito, gradativamente, conquistado por todos aqueles que lutam pela democracia, em especial, pelo movimento negro, que vê na educação uma possibilidade de ascensão social. Nesse debate, o ambiente acadêmico aparece como um espaço de produção de conhecimento que possibilita a valorização das diferentes culturas, o diálogo entre diferentes sujeitos sociais e a formação de cidadãos mais resistentes e questionadores de todas as formas de discriminação. Outros apontamentos evidenciam o ambiente acadêmico como espaço de reprodução diária do sistema racista, machista e capitalista que obstaculiza o acesso e a permanência de negros, principalmente, os pobres, em instituições de ensino. Conforme Almeida (2019, p.15; 20), a violência direcionada às pessoas negras vai ser determinada pelo racismo estrutural que se faz presente na organização política e econômica da sociedade e perpetua a visão errônea de distinção entre raças e de tratamento dos negros como seres “inferiores” colocando-os na base de um tipo de “pirâmide de ascensão”. Esses apontamentos evidenciam a necessidade de políticas públicas para garantir e colocar em prática direitos que estão previstos na Constituição Federal, para a reparação histórica das permanentes formas de opressão e subalternização da classe trabalhadora, especialmente, dos trabalhadores pretos e pardos. Direitos que, segundo Gomes (2009, p. 41), foram conquistados com muita luta e resistência da própria classe trabalhadora. Com base nesse panorama, Cortez (2002, p. 72) reforça a necessidade de um “Estado ativo que institua medidas compensatórias que garantam a efetivação do bem-estar social a todos os grupos que atuam na construção desse país chamado Brasil” (CORTEZ, 2022, p.72). Contudo, esta pesquisa propõe estimular o desenvolvimento de novas investigações com a temática racismo, para melhor entender a necessidade das ações afirmativas que buscam aumentar possibilidades de inclusão da população que mais tem sofrido com a crescente violação de direitos no Brasil.
Palavras-chave Educação, direito, racismo e ações afirmativas.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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