"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19928

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agronomia
Setor Departamento de Solos
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Yuri Laranja Silva
Orientador JOSE JOAO LELIS LEAL DE SOUZA
Título As Interpretações das dinâmicas e alterações da paisagem, utilizando isótopos de carbono como método de análise acerca do Latossolo Vermelho-Amarelo na Chapada do Araripe - Ceará/CE, Brasil
Resumo Os solos encontrados em planaltos nas regiões do Seridó e Cariri são classificados como Latossolos. Estes solos são mais profundos, com mais horizontes e com agregados mais desenvolvidos do que os encontrados nas terras baixas. O presente trabalho analisou a constituição de um Latossolo Vermelho-Amarelo na Chapada do Arararipe, Ceará-CE, contextualizado no clima de semiárido, onde estudos apontam em um passado recente, evidências de elementos que classificariam um ambiente mais úmido no período glacial tardio. Logo, o seguinte trabalho pretende apresentar uma análise, utilizando isótopos de 14C, δ¹³C no intuito de compreender as alterações paleoambientais.
Para tentar atingir esse objetivo, a hipótese é que os solos profundos e distróficos dos planaltos revelam corredores quaternários entre a floresta amazônica, o cerrado e a mata atlântica no Brasil.
Amostras foram coletadas em todos horizontes, da base até a superfície. Os horizontes foram descritos conforme o Manual de Descrição e Coleta de Solo no Campo e o perfil coletado de acordo com o SiBCS. As amostras foram secas ao ar e peneiradas em peneira de 2 mm antes das análises físicas e químicas. Foram realizados processos de remoção de óxidos de ferros cristalinos e amorfos. Os teores de Fe e Al foram dosados nos respectivos extratos. Foi realizado a dosagens do δ¹³C da MOS.
O perfil apresentou dominância de assinatura isotópica típica de plantas C3 e coincidente com a serrapilheira da vegetação atual, exceto em duas fases. A dominância de plantas C3 indica condições climáticas úmidas. As duas fases com assinatura isotópica típica de plantas C4 indicaram condições secas, a mais velha entre ~5.6 e 3.6 ka cal AP e a mais nova entre ~2.8 e ~1.3 ka cal AP. A base do perfil atingiu o Último Máximo Glacial, quando estudos prévios sugerem condições úmidas no Nordeste Brasileiro. Os dados indicam que as chapadas são refúgios de condições úmidas pretéritas em meio ao atual clima semiárido. Análises dos teores de Fe e Al necessitam ser executadas novamente para confirmação dos resultados.
Palavras-chave Semiárido, Latossolo, Caatinga.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.