"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19913

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Hélida Duarte Santos
Orientador TATIANA PIRES BARRELLA
Outros membros GINIA CEZAR BONTEMPO
Título Disciplina integradora práticas experimentais no ensino médio integral integrado: percepção docente e proposta de uma sequência didática
Resumo A partir das mudanças ocorridas no Ensino Médio pela Lei nº. 13.415 de 2017, apontando novas perspectivas para o ensino e aprendizagem e o desenvolvimento e construção de conhecimentos referentes aos conteúdos de Biologia, Física, Química e Matemática, relacionando-os à disciplina, Práticas Experimentais, o presente resumo aborda alguns resultados da pesquisa que se encontra em fase final. A pesquisa teve como objetivo analisar a apropriação e as experiências vivenciadas pelos professores na disciplina Práticas Experimentais e elaborar um material de apoio interdisciplinar, contribuindo com os professores e com as transformações decorrentes do novo modelo de Ensino Médio. Os aspectos metodológicos que foram utilizados na realização deste projeto se baseiam em uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi classificada em descritiva e exploratória. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, por videoconferência gravada e transcrita com oito professores de sete escolas vinculados à Superintendência Regional de Ubá, Minas Gerais, que estavam como responsáveis pela disciplina Práticas Experimentais com o objetivo de verificar a percepção destes acerca da implantação do Novo Ensino Médio, bem como foram analisadas suas experiências enquanto professores da disciplina Práticas Experimentais. Os resultados preliminares apontam uma linearidade de pensamento com relação ao objetivo e compreensão dos professores da importância da disciplina de Práticas Experimentais. É nítido durante os relatos que as aulas práticas fluem de acordo com a área do professor regente da disciplina. Por outro lado, não podemos negligenciar a falta de recursos e de laboratórios nas escolas que ofertam a disciplina de Práticas Experimentais. Segundo as manifestações dos entrevistados, ser docente de Práticas Experimentais requer profissionais dinâmicos, práticos, com capacidade de fazer adaptações necessárias às turmas que são muito heterogêneas, ter habilidades tecnológicas para trabalhar com multimídias, ter atenção aos estilos de aprendizagem. A disciplina de Práticas Experimentais não possui um livro aprovado no PNLD, assim o produto educacional irá consistir em um conjunto de sequências didáticas, planejadas a partir da apropriação e das experiências vividas pelos professores da disciplina explorando recursos de fácil aquisição e que não exigem a utilização de um laboratório para realização dos experimentos onde possam ser utilizados os espaços fora da sala de aula explorando metodologias de ensino interdisciplinar que despertem o interesse e engajamento dos estudantes e sua vivência cotidiana.
Palavras-chave Interdisciplinaridade, Novo Ensino Médio, Trabalho docente
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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