"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19895

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Gabriel Henrique da Rocha Oliveira
Orientador ANDREIA GUERRA SIMAN
Outros membros ANDRE LUIS CARVALHO MENDES, FLAVIA BATISTA BARBOSA DE SA DIAZ, Júlio César dos Santos Júnior, Ludmila Martins Silva Vitorino
Título Materiais desenvolvidos e utilizados em aulas práticas na área da saúde: uma experiência utilizando a impressão tridimensional
Resumo Introdução: A Revolução Industrial chega a englobar tecnologias de inteligência artificial, computação em nuvem, internet e automação. Nesse contexto, a sociedade vem evoluindo e as tecnologias fazem parte do cotidiano das pessoas e, assim como ocorre em vários âmbitos profissionais, a área da saúde faz parte desse processo. Dessa forma, os avanços tecnológicos contribuem para a otimização do trabalho em hospitais, redução do custo com materiais, melhoria nas técnicas cirúrgicas, do cuidado em enfermagem e de diagnósticos, réplicas anatômicas e próteses. Nessa perspectiva, o Departamento de Enfermagem e Medicina, com a obtenção de impressoras 3D, integrando saúde e tecnologia, vem na coordenação de um grupo de professores, promovendo o aprendizado de alunos no que diz respeito à inovação e desenvolvimento de materiais em impressão tridimensional (3D).

Objetivo: Relatar o desenvolvimento de materiais a serem usados nos laboratórios do departamento de medicina e enfermagem, a fim de proporcionar melhor aprendizagem e integrar áreas do conhecimento como saúde e tecnologias.

Metodologias: Por meio de duas impressoras 3D, uma do tipo aberta e outra do tipo fechada foram desenvolvidos algunsmateriais, por meio de um projeto de pesquisa e extensão, em parceria com o departamento de engenharia elétrica, envolvendo bolsistas e voluntários, no ano de 2022 a julho de 2027. Os materiais foram impressos em um termoplástico biodegradável conhecido como PLA ou ácido polilático. As etapas do processo englobam o esboço do material a ser impresso em softwares de modelagem tridimensional denominados de Onshape, Fusion 360 e Blender, testes de impressão, produção dos protótipos e após a adequação, caso necessário, das dimensões, proporções e design dos produtos a fim de proporcionar funcionalidade.

Resultados: nessa fase do projeto foram desenvolvidos os seguintes materiais: peças de encaixe na assistência ventilatória, um respirador, e um organizador de medicamento para os carrinhos de parada; a fim de serem utilizados pelos alunos do departamento contribuindo para com a aprendizagem e o ensino da simulação realística.

Conclusão: No que diz respeito às tecnologias agregadas a área da saúde, a impressora tridimensional representa uma importante inovação que traz economia e independência para as aulas práticas de laboratório, além de gerar nos alunos um olhar integrado e uma noção de que a tecnologia é uma grande aliada e pode ser utilizada para melhorar o processo de ensino, pesquisa e cuidado na área supramencionada.
Palavras-chave Impressoras 3D, Saúde e Tecnologia, Enfermagem
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.