"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19881

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Monaliza de Oliveira Lelis
Orientador ANA PAULA MACHADO GOMES
Outros membros Débora Silva Rodrigues de Oliveira, Jayane da Silva Xavier Ricardo
Título Arte é viver!
Resumo O presente trabalho discorre sobre as ações desenvolvidas na disciplina EIN 356- Expressões artísticas na infância, do curso de Educação Infantil, integrado a Universidade Federal de Viçosa (UFV). As atividades ocorreram na Unidade de Educação Infantil (UEI), mais especificamente no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), que atende as crianças de zero a três anos e 11 meses de idade. As atividades realizadas, foram compostas por um grupo de três pessoas, com a proposição do tema “Museus” e aplicação na sala dois do supracitado laboratório, referente a crianças de dois a três anos de idade. O projeto foi desenvolvido no período de três semanas. A partir do tema central, foi possível instigar a curiosidade, a criatividade, a imaginação, entre outros aspectos do desenvolvimento, possibilitando às responsáveis pela execução do projeto, mostrar um “mundo novo” às crianças, permitindo grandes oportunidades de aprendizagem. Dessa forma, realizou-se atividades que buscaram proporcionar experiências lúdicas, prazerosas e que incentivassem o interesse pela arte. Inicialmente, levou-se as crianças a uma visita ao museu de zoologia, localizado na instituição federal supracitada. Concomitantemente, na segunda etapa das atividades, realizou-se uma atividade de artes digitais, a qual as crianças realizaram todo o registro fotográfico da excursão, que posteriormente, designou em uma mostra fotográfica, para apreciação das mesmas, assim como das suas famílias e de convidados e da equipe de funcionários do LDI. Por fim, a terceira atividade buscou resgatar o aprendizado dos animais expostos na visita ao Museu de zoologia, com pintura das patas dos animais, utilizando de miniaturas de gesso fabricadas para tal realização. Dessa forma, conclui-se que a partir do projeto “Museu”, foi possível promover o desenvolvimento e aprendizagem das crianças da sala dois, a respeito dos museus, mais especificamente do museu de zoologia e do seu conteúdo exposto, possibilitando a vivencia e a livre expressão artística.
Palavras-chave Museu, criança, arte.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,63 segundos.