"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19825

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rodrigo dos Santos Miranda
Orientador LEONARDO ANTONIO MENDES DE SOUZA
Outros membros Anna Elisa Viana Brasileiro, ROBSON LUIZ SANTOS
Título Acauã - introdução ao projeto elétrico
Resumo Neste trabalho apresentamos estudos do projeto elétrico de uma aeronave rádio controlada para participação na competição SAE Brasil Aerodesign 2023. Estamos inscritos nesta competição com a Equipe Acauã na classe micro. O projeto, como qualquer outro, exige comprometimento e responsabilidade, além do trabalho em grupo. Devido a competição de 2022, foram feitas considerações para a melhoria do sistema elétrico da aeronave. No processo de construção do avião, usamos materiais previamente testados e analisados no Laboratório de Física Aplicada (LaFA) e, em paralelo, estamos escrevendo os sete relatórios do projeto aeronáutico para a competição, que será submetido em breve. Relativo ao projeto elétrico, desenvolvemos estudos de demanda de carga elétrica e tensão que cada elemento elétrico e eletrônico necessita em suas funções na aeronave. A aeronave usa motor elétrico, servo-motores para comando de superfícies de controle e trem de pouso, receptor de sinal, acelerador eletrônico e adicionaremos controladores de tensão. Estes componentes são alimentados por duas baterias de lítio e cada uma delas precisa estar adequadamente dimensionada para fornecer a carga demandada em cada operação. Este trabalho mostra os resultados dos ensaios de torque em cada servo-motor, testes de tração do grupo motopropulsor (GMP), que permitiram dimensionar as baterias e os cabos de transmissão de corrente elétrica e testes de bancada, esse teste é feito utilizando os servos para analisar o quanto aguentam, isto é, movimentando pesos, e colocamos um medidor de tensão e corrente para fazerem a leitura em um intervalo de tempo aproximadamente ao do voo. Após as medidas, integramos a corrente no tempo para obter a carga total necessária para o voo. Para a bateria são permitidos três tipos: níquel cádmio (NiCd), níquel metal hidreto (NiMH), lítio ferro polímero (LiFe/LiFePO4) e lítio íon polímero (LiPO). A escolha recaiu sobre os tipos LiFe para alimentar receptor e os servos motores e o tipo LiPo para alimentar o GMP. Portanto, o processo de aprendizagem para do sistema elétrico está em desenvolvimento e aprimoramento.
Palavras-chave Acauã aerodesign, projeto elétrico, física.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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