"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19823

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Zootecnia
Setor Departamento de Zootecnia
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor André Fellipe Silva da Silveira
Orientador RODRIGO FORTES DA SILVA
Outros membros Ana Caroline Figueiredo, Cleber Daniel Almeida, Rafael Rusth Costa Teixeira, Vitória Naiara Carvalho Mendes Gonçalves
Título Avaliação de preferência da dieta a base de farinha de mosca (Musca domestica) do lambari rosa (Astyanax bimaculatus).
Resumo As farinhas vegetais tem sido muito utilizadas na nutrição de peixes para substituir as farinhas de peixe que são caras e ambientalmente prejudiciais, porém as farinhas vegetais apresentam alguns fatores antinutricionais que podem limitar sua aplicação. O uso de insetos na nutrição animal vem sendo muito estudado pelo seu potencial, eles podem ser produzidos em grande escala e apresentam um valor nutricional interessante. Um método de avaliação de alimento que tem se destacado na aquicultura é a seleção de dietas ou preferência alimentar pro fontes proteicas que permite inferir sobre o controle da ingestão e relacionar ao desempenho. O objetivo deste estudo é avaliar a preferência alimentar de lambaris rosas com o uso de dieta com farinha de mosca. O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética, 068/2022 CEUAP-UFV. Foram utilizados lambaris rosas (4,4 ± 1,8g), distribuídos em 6 aquários de 300 litros, com 9 animais por caixa, totalizando 54 animais. O experimento foi realizado com duas rações experimentais, sendo uma dieta basal e uma dieta com 25% de substituição de ingredientes vegetais por farinha de mosca, onde as dietas atendiam as demandas nutricionais da espécie. Cada tanque possuía dois comedouros flutuantes e cada um recebeu uma ração diferente. Os animais foram alimentados as 8:00 e 16:00h. O alimento ficava disponível para os animais por 2 minutos, em seguida era coletado e seco para pesagem e determinação do consumo de cada tratamento. O tempo de duração do experimento foi de 30 dias, sendo que no dia 20 os cochos foram trocados, para averiguar se os animais tinham preferência pela ração ou pelo cocho. Os dados do experimento foram transformados por meio da função ARCsen e foram submetidos ao teste T. A partir do 5° dia de experimento os animais já apresentaram um consumo maior da dieta com farinha de mosca (65%). Quando foi realizado a troca dos comedouros os animais levaram 3 dias para estabilizar o consumo novamente, onde a ração com farinha de mosca continuou a ser mais consumida (60,6%). A preferência alimentar pode estar relacionada a diversos fatores como a palatabilidade, valor nutricional ou fatores anti-nutricionais. Com isso podemos concluir que o lambari rosa prefere consumir dietas com 25% de substituição de ingredientes vegetais por farinha de mosca.
Palavras-chave seleção de dieta, farinha de inseto, piscicultura
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,70 segundos.