"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19806

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor José Gomes Thomaz
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Título A relação com o saber de professores de Ciências da Natureza e Matemática: o que os estudos nos dizem sobre?
Resumo A relação com o saber difundiu-se nas pesquisas sobre formação de professores a partir da década de 1990, tendo sido amplamente abordada por pesquisadores como Tardif (2012) e Charlot (2000; 2005). Dentre suas contribuições para o campo destaca-se a investigação da formação e desenvolvimento profissional docente em uma perspectiva multilateral que tem como base a busca pela compreensão das diferentes relações que os sujeitos mantêm consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Zaniti, Souza e Santos (2012), explicam que a relação com o saber como objeto de estudo no campo da formação de professores possibilita o desenvolvimento de uma abordagem que vê o professor e os desafios vivenciados em seu cotidiano articulando aspectos subjetivos e culturais envolvidos na sua constituição como sujeito e como profissional. A presente pesquisa, buscou analisar as contribuições da teoria da relação com o saber para a formação de professores e identificar os elementos emergentes dessa teoria no contexto da formação docente de professores de Ciências da Natureza e Matemática. As questões que nortearam a investigação se encontram assim definidas: como as produções científicas têm tratado a questão do vínculo entre a teoria da relação com o saber ao aprendizado das Ciências da Natureza e Matemática? Quais as contribuições da teoria da relação com o saber para o campo da formação de professores dessas áreas? Quais elementos da teoria da relação com o saber emergem nesses campos? Dentre os autores que embasaram nossas análises estão Charlot (2013; 2005; 2001; 1996), principal responsável pela elaboração da teoria da relação com o saber, Tardif (2012), Cachapuz, et al. (2011) e Carvalho e Gil-Pérez (2006) devido às contribuições ao campo da formação de professores e ensino. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa, fazendo uso do tipo de pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) e consistiu na construção de um Estado do Conhecimento sobre o tema (ROMANOWSKI; ENS, 2009). Foram analisadas 24 produções acadêmicas, dentre as quais, 16 dissertações e oito teses, publicadas sobre a temática no período de 2000 a 2022. Como resultados, verificamos uma focalização das pesquisas no âmbito da formação inicial, a primazia das pesquisas qualitativas e o emprego diversificado de métodos para coleta de dados, tais como entrevistas, balanços de saberes, realização de estudos de casos e grupos focais. Constatamos, também, que tais pesquisas vêm sendo desenvolvidas por uma quantidade reduzida de pesquisadores, com maior sustentação pelos pesquisadores em Ensino de Matemática, na região Nordeste do país. Por fim, concluímos que a relação com o saber no campo da formação de professores de Ciências da Natureza e Matemática emerge como aporte para se pensar as relações e produções de sentido construídas e elaboradas em relação à essa formação e a própria prática, no qual as experiências de vida, as expectativas, a identidade e relações afetivas se entrelaçam.
Palavras-chave Relação com o saber, estado do conhecimento, formação de professores de Ciências da Natureza e Matemática
Forma de apresentação..... Vídeo
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