"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19795

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Giovana Mara de Azevedo
Orientador PRISCILA RIBEIRO DORELLA
Outros membros Julia Pereira Ferreira, Luiza Mól e Silva, Marcella Fonseca Cassiano
Título Redes sociais e o ensino de História, um relato de experiência das estudantes da equipe do Pibid-História, núcleo Escola Estadual Effie Rolfs.
Resumo Em um contexto pós pandêmico em que os estudantes estreitaram as relações com a tecnologia, é imposta a necessidade de revisar as formas como trabalhamos o conhecimento histórico. Diante disso, a equipe do Pibid-História, núcleo da Escola Estadual Effie Rolfs, realizou a criação de uma conta no Instagram. Tendo como objetivo popularizar o conhecimento histórico, tornando-o acessível e dinâmico, se adequando à linguagem e plataformas utilizadas atualmente. Inserindo assim, a pauta do conhecimento histórico nos meios tecnológicos de uso cotidiano, como as redes sociais, enquanto ferramenta metodológica educacional. Prezando pela produção de um conteúdo com qualidade e responsabilidade científica, para além da criação de um espaço de debate e construção conjunta de conhecimento, a conta do Instagram do Pibid- História, núcleo da Escola Estadual Effie Rolfs, foi criada em janeiro de 2023 com o início das postagens no dia 6 de Fevereiro, juntamente com o ano letivo escolar. As publicações foram orientadas principalmente em quatro modalidades temáticas: efeméride da semana; História do tempo presente; dica cultural; e conteúdo de apoio, contando ainda com a divulgação de eventos e atividades realizadas pelo projeto em aulas e, com a disponibilização de materiais de estudo complementares à partir da página. Os assuntos presentes nas postagens possuem direcionamento primário ao Ensino Fundamental e Médio, sempre dialogando com os conteúdos abordados em sala de aula pelo professor regente. No entanto, é buscado em consonância, o alcance de um público geral, contemplando diversas áreas e níveis de conhecimento. A pesquisa, arte, escrita do texto e a publicação são processos da manutenção dos posts e estão sob a responsabilidade dos estagiários que se organizam perante uma planilha dividida em uma semana voltada para cada série. Os pibidianos possuem autonomia na escolha do conteúdo, embora, a proposta tenha que estar em sintonia com as abordagens em sala de aula. Durante os seis meses em que o Instagram esteve em vigência, a conta obteve 330 novos seguidores e, através das 46 publicações realizadas aproximadamente 800 contas foram alcançadas em média por mês. Nessa perspectiva, o Instagram tem se tornando uma ferramenta de apoio educacional, promovendo uma maior aproximação entre os estudantes e os conteúdos trabalhados em sala de aula. Observando-se, portanto, um retorno positivo quanto à divulgação científica, no entanto identificamos lacunas relacionadas à participação efetiva dos seguidores, com comentários e feedbacks, apontando para a necessidade de adaptações a serem realizadas. Nesse viés, nosso objetivo ao submetermos o projeto ao SIA é apresentarmos o desenvolvimento, resultados e debater caminhos futuros para o uso das Redes Sociais como forma de progredir na interação entre educação e meios de entretenimento e adequações no campo do ensino da história com vista a cumprir com o objetivo de formar cidadãos críticos.
Palavras-chave Estratégias de Divulgação e Ensino, Redes Sociais, Pibid.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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