Resumo |
Em um contexto pós pandêmico em que os estudantes estreitaram as relações com a tecnologia, é imposta a necessidade de revisar as formas como trabalhamos o conhecimento histórico. Diante disso, a equipe do Pibid-História, núcleo da Escola Estadual Effie Rolfs, realizou a criação de uma conta no Instagram. Tendo como objetivo popularizar o conhecimento histórico, tornando-o acessível e dinâmico, se adequando à linguagem e plataformas utilizadas atualmente. Inserindo assim, a pauta do conhecimento histórico nos meios tecnológicos de uso cotidiano, como as redes sociais, enquanto ferramenta metodológica educacional. Prezando pela produção de um conteúdo com qualidade e responsabilidade científica, para além da criação de um espaço de debate e construção conjunta de conhecimento, a conta do Instagram do Pibid- História, núcleo da Escola Estadual Effie Rolfs, foi criada em janeiro de 2023 com o início das postagens no dia 6 de Fevereiro, juntamente com o ano letivo escolar. As publicações foram orientadas principalmente em quatro modalidades temáticas: efeméride da semana; História do tempo presente; dica cultural; e conteúdo de apoio, contando ainda com a divulgação de eventos e atividades realizadas pelo projeto em aulas e, com a disponibilização de materiais de estudo complementares à partir da página. Os assuntos presentes nas postagens possuem direcionamento primário ao Ensino Fundamental e Médio, sempre dialogando com os conteúdos abordados em sala de aula pelo professor regente. No entanto, é buscado em consonância, o alcance de um público geral, contemplando diversas áreas e níveis de conhecimento. A pesquisa, arte, escrita do texto e a publicação são processos da manutenção dos posts e estão sob a responsabilidade dos estagiários que se organizam perante uma planilha dividida em uma semana voltada para cada série. Os pibidianos possuem autonomia na escolha do conteúdo, embora, a proposta tenha que estar em sintonia com as abordagens em sala de aula. Durante os seis meses em que o Instagram esteve em vigência, a conta obteve 330 novos seguidores e, através das 46 publicações realizadas aproximadamente 800 contas foram alcançadas em média por mês. Nessa perspectiva, o Instagram tem se tornando uma ferramenta de apoio educacional, promovendo uma maior aproximação entre os estudantes e os conteúdos trabalhados em sala de aula. Observando-se, portanto, um retorno positivo quanto à divulgação científica, no entanto identificamos lacunas relacionadas à participação efetiva dos seguidores, com comentários e feedbacks, apontando para a necessidade de adaptações a serem realizadas. Nesse viés, nosso objetivo ao submetermos o projeto ao SIA é apresentarmos o desenvolvimento, resultados e debater caminhos futuros para o uso das Redes Sociais como forma de progredir na interação entre educação e meios de entretenimento e adequações no campo do ensino da história com vista a cumprir com o objetivo de formar cidadãos críticos. |