Resumo |
As organizações do setor público brasileiro são as mais estudadas em pesquisas que utilizam a Teoria Institucional como referencial teórico. Isso se deve ao fato de o governo, no Brasil, ter um papel significativo na legitimação das instituições, dado o seu poder de regulamentação. A partir dessa constatação, o presente trabalho tem o objetivo de compreender como a Teoria Institucional tem sido utilizada na produção científica no campo da administração pública brasileira. Para isso, foram selecionados 34 artigos em língua portuguesa, publicados entre 2015 e 2022 em periódicos disponíveis nas bases de dados SciELO, Periódicos Capes e Spell. Através de eixos argumentativos, foram discutidos: os pontos de vista segundo os quais a Teoria Institucional foi utilizada nas pesquisas selecionadas; os distintos objetos mais comumente problematizados sob o olhar do Institucionalismo; os principais modelos teóricos adotados; e a aplicação dos referidos modelos no corpus analisado. Os resultados demonstraram que a administração pública brasileira é estudada, majoritariamente, sob o viés do Neoinstitucionalismo sociológico e que o foco recai sobre a análise de políticas públicas. Ficou evidenciado também que as pesquisas empreendidas não aplicam um modelo analítico como padrão. Uma parte considerável dos estudos se baseia em um modelo no qual a institucionalização é considerada como um processo, sendo este composto por três etapas: habitualização (ou pré-institucionalização), objetificação (ou semi-institucionalização) e sedimentação (ou total institucionalização). Concluiu-se que há uma concentração de análises relativas aos elementos de institucionalização e que estes se mostraram semelhantes em grande parte dos estudos, onde se destacam: os atores institucionais, representados por governos, organizações de um mesmo campo, grupos da sociedade civil, dentre outros; e a legislação, como força isomórfica coercitiva que orienta a consolidação de uma estrutura organizacional. Compreende-se que o presente estudo contribuiu para a caracterização do uso da Teoria Institucional no setor público e apresentou possibilidades para o mapeamento de novos elementos a serem estudados no processo de institucionalização. |