"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19771

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Barbara Cristina Santos
Orientador DIEGO COSTA MENDES
Outros membros Laísa Rodrigues de Menezes, Letícia da Silva Cassiano, LUIZ ISMAEL PEREIRA
Título O assédio no ambiente universitário
Resumo O assédio é um fenômeno que ocorre na sociedade brasileira, que reflete nas relações pessoais e de trabalho. O assédio pode ser classificado em duas formas principais, o assédio moral e sexual. O assédio está presente na cultura organizacional das IES (Instituições de Ensino Superior), tendo impactos sobre a vida dos indivíduos envolvidos no ambiente universitário, como docentes, discentes, demais servidores e terceirizados. O objetivo geral deste estudo foi identificar o que a literatura tem discutido acerca do assédio em instituições de ensino superior no Brasil. A metodologia se deu a partir de uma revisão integrativa da literatura, onde foram levantados artigos nas plataformas Scorpus, Scielo e Speel, a partir dos descritores: “assédio” ou “harassment”, e “universidade/instituições de ensino” ou “university”. Após a adoção de critérios de inclusão e exclusão, o corpus analisado foi composto por 22 artigos. A pesquisa desenvolvida tem potencial de contribuir significativamente para a compreensão do assédio nas IES e para a implementação de ações efetivas de prevenção e combate a essa problemática. Através das produções que têm discutido o assédio, buscou-se caracterizar elementos da cultura do assédio que favorecem a existência de tais práticas nocivas nas IES, dentre eles: a estrutura patriarcal da sociedade, a sensação de impunidade e o silenciamento das vítimas, que contribuem para que diversas vítimas não denunciem seus agressores, perpetuando a prática do assédio, que tem como principais alvos mulheres, pessoas não brancas e a população LGBT. A cultura do assédio dentro do ambiente universitário parece se favorecer do modelo organizacional das IES, fortemente ancorado na estrutura hierárquica e nas decorrentes relações de poder, onde professores e orientadores podem utilizar de sua posição de poder, gerando comportamentos abusivos, ou ainda criando ambiente de rivalidade entre os membros da comunidade acadêmica. Identificou-se ainda que os danos causados pelo assédio no ambiente universitário são diversos, como por exemplo: o aumento do estresse, o desenvolvimento de depressão e baixa autoestima, gerando impactos negativos na produção acadêmica, no desenvolvimento acadêmico e profissional dos indivíduos, e nos estudos. São poucas as ações de prevenção e combate apontadas pela literatura dentro das IES, algumas instituições possuem canais de denúncia ou de reeducação em relação à prática de assédio. Discute-se ainda que a punição dos agressores, a implementação de comitês de escuta e os espaços de acolhimento às vítimas têm potencial para estimular ambientes mais saudáveis para os membros da comunidade acadêmica. Por fim, é importante destacar a importância que IES desenvolvam medidas que promovam mudanças em sua cultura organizacional, fomentando a discussão preventiva sobre o assédio, as estratégias de combate aos casos que surgem e medidas que busquem melhorar a segurança dos trabalhadores e estudantes no ambiente universitário.
Palavras-chave Assédio, Instituições de Ensino, Ambiente Universitário
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,61 segundos.