Resumo |
O projeto de extensão Meio Ambiente e Ludicidade: construindo conceitos por meio da experimentação é vinculado ao curso de Educação Infantil da UFV, está em vigência desde 2015 e nasceu em virtude da motivação e interesse dos envolvidos pelos temas infância e respeito aos animais. Perante a realidade em que vivemos, principalmente em Viçosa, notou-se a necessidade de estimular nas crianças a conscientização ambiental por meio de jogos, brincadeiras e histórias. O objetivo geral é contribuir para a construção de conhecimentos a respeito do meio ambiente por meio de atividades lúdicas de modo a auxiliar na formação de crianças e professores de instituições de Ed. Infantil e Ensino Fundamental de Viçosa e região. Os objetivos específicos são: auxiliar na construção de conhecimento a respeito de espécies animais; promover reflexão sobre adoção responsável; promover reflexões sobre temas como preservação da água e manejo do lixo; proporcionar momentos lúdicos imaginativos; e impactar positivamente a formação de estudantes e profissionais de diferentes áreas. Para alcançar tais objetivos a equipe do projeto desenvolve ações como atendimento em instituições e em eventos, onde são levadas atividades lúdicas voltadas para o tema, reuniões, planejamento e avaliação dos atendimentos, confecção de jogos e histórias com materiais reaproveitados, oficinas e divulgação. Mediante ao empenho da equipe, atualmente composta por estudantes da Educação Infantil, Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental e Agronegócio, com foco em alcançar os objetivos, foram realizados atendimentos nas instituições: Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho (quinzenal); Laboratório de Desenvolvimento Humano (semanal); 1 atendimento na E.M. Doutor Juscelino Kubitschek e 1 atendimento na E.M. José Lopes Valente Sobrinho durante a semana do Meio Ambiente. Foram feitas participações em eventos como Semana Mundial do Brincar e Quintal Solidário. Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se o kit veterinário, que permite às crianças a dramatização de papéis de veterinário, tutor e animal; contação da História de Tito, que relata ludicamente a adoção de cão; visita de pessoas que resgataram/adotaram gatos; e visita de um gato, promovendo contato direto com animal. Durante a realização das atividades percebemos que as crianças se envolveram ativamente e aceitaram muito bem as atividades propostas. Em relação às 2 últimas citadas, salientamos o grande interesse e participação das crianças, curiosas para saber como o gato foi resgatado e como ele está, interagiram notando seu pelo, cheiro e ações do gato. Conclui-se que por meio da dedicação da equipe os objetivos estão sendo alcançados e que o projeto tem sido aperfeiçoado a cada ano. Embora existam dificuldades, há um empenho para proporcionar uma experiência lúdica e significativa para as crianças, professores e todos que tem participado ao longo dos anos de execução. |