"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19750

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Enza Destefani Modolo
Orientador BEATRIZ SANTANA CACADOR
Outros membros Luiza Maciel Matos Dias Melo, MARILANE DE OLIVEIRA FANI AMARO, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Título Ensinando a promover saúde: Relato de experiência de uma prática entre estudantes do curso de enfermagem.
Resumo Introdução: A vida universitária provoca uma transformação intensa e abrupta nos estudantes, que são bombardeados com informações sobre mudanças sociais, curso escolhido e dinâmica acadêmica. Ao ingressar na universidade, os jovens precisam construir um processo de afiliação estudantil que envolve adaptação e aprendizado, permitindo-lhes se sentir parte integrante desse novo mundo acadêmico. Para tanto, é fundamental incorporar no currículo espaços que promovam a saúde mental, estimulem a expressão de sentimentos decorrentes das experiências vividas e ofereçam uma escuta qualificada para lidar com as ansiedades que surgem durante a transição inicial da vida acadêmica. Nesse sentido, com o objetivo de promover o bem-estar dos estudantes do primeiro período de Enfermagem e proporcionar-lhes uma experiência prática relacionada ao conteúdo teórico de Promoção da Saúde da disciplina EFG123 - Enfermagem, Saúde e Sociedade 1, foi realizada a atividade prática de Promoção da Saúde. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada durante a atividade de Promoção da Saúde. Descrição das principais ações: A turma do primeiro período de enfermagem possui 45 estudantes os quais foram divididos em 2 grupos para viabilizar a experiência. Deste modo, a primeira atividade ocorreu com 22 estudantes no dia 23/06/23 e a segunda atividade com 23 estudantes no dia 30/06/23. Em cada um dos dias, a turma foi dividida em 5 grupos os quais eram responsáveis por escolher uma prática de promoção da saúde para ofertar aos demais colegas, cabendo-lhes explicar os fundamentos teóricos que subsidiaram sua escolha. As atividades foram realizadas em um espaço aberto da Universidade Federal de Viçosa de 08:00 às 12:00. Resultados: Um grupo levou plantas medicinais como atividade, distribuindo chás entre os alunos enquanto se falava dos benefícios destes para a saúde. Foi apresentado o louro, hortelã, folha de laranjeira, penicilina e hortelã pimenta. Outro grupo promoveu o exercício físico como atividade: a dinâmica iniciou com alongamentos e um aquecimento à base de polichinelos, para depois realizar uma competição isométrica de agachamento. O outro grupo desenvolveu atividades lúdicas: foi levado baralho e jogos de tabuleiros. Por último, foi feita uma atividade de musicoterapia conjugada com arteterapia: 2 alunas dispuseram de violão e uma caixinha de som, enquanto os demais estudantes desenhavam. No final, houve um coffee-break e partilha de todas as reflexões geradas em cada prática. A experiência permitiu aprender, ensinar e vivenciar atividades de saúde no contexto do final do período, rompendo com o ritmo acelerado das provas e estudos. Além de ampliar o conceito de cuidado.
Conclusão: Atividades físicas e mentais interferem no bem-estar do paciente, devendo ser incluídas em seu tratamento como forma de aliviar o processo de cura.
Palavras-chave Promoção da Saúde, Enfermagem, Ensino
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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