"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19746

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Leonardo de Almeida Santos
Orientador GABRIELA DA SILVA PIRES
Título Análise de construções gramaticais instanciadas em músicas do gênero musical sertanejo cantadas por mulheres em 2018, 2019 e 2020: contribuições da linguística cognitiva sobre os processos de (re) construção do significado
Resumo Se, para a Linguística Cognitiva, a língua é um sistema mental ancorado na experiência sensório-perceptual e sociocultural dos indivíduos, deve-se admitir que a atividade linguística é sempre um fenômeno situado. A língua, então, em oposição à visão estruturalista, deixa de ser um sistema formal, abstrato e isolado das situações concretas de uso e se define enquanto atividade cognitiva que integra, de modo complexo, conhecimentos formais, enciclopédicos e sensório-motores de seus usuários. A investigação dos fenômenos linguísticos pode, portanto, sinalizar a influência do contexto nas relações sintático-semântico-pragmáticas das construções do idioma. Este trabalho, nessa perspectiva, consiste no levantamento das 100 músicas mais tocadas nos anos de 2018, 2019 e 2020, de acordo com o site Mais Tocadas, seleção das canções do gênero musical sertanejo performadas por mulheres, bem como no mapeamento e descrição das construções gramaticais instanciadas, com foco nas situações de explicitação ou de apagamento de complementos verbais. A presente pesquisa ampara-se nos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva (FERRARI, 2011), na abordagem construcionista da Gramática de Construções (GOLDBERG, 1995), no aporte teórico das Construções de Objeto Interdito (BRONZATO, 2009) e na perspectiva sociocognitiva da Semântica de Frames (FILLMORE, 1981). Objetiva-se, com isso, construir um banco de dados a partir da coleta das músicas mais tocadas no Brasil no período, totalizando 300 canções; descrever e analisar as construções gramaticais e molduras semânticas (frames) evocadas por suas letras; investigar as motivações pragmáticas envolvidas na explicitação ou interdição de complementos verbais; além de discutir tabus verbais, papéis e expectativas sociais associados a mulheres na sociedade brasileira. A metodologia, até o momento, tem sido de busca de dados em plataformas digitais, identificação, descrição e análise de construções sintáticas e esquemas conceptuais presentes nos materiais investigados. As análises, que estão em andamento, sinalizam, até o momento, a existência de inovações linguísticas e usos não canônicos no repertório de construções do português brasileiro (PB), a forte vinculação entre o gênero musical sertanejo e seus contextos de produção e recepção, o acionamento de frames de conteúdo afetivo-sexual, o apagamento de complementos verbais em razão de tabus verbais, a existência de concepções estereotipadas em relação ao feminino e a reprodução de performatividades tipicamente masculinas por parte das cantoras sertanejas.
Palavras-chave Gramática de Construções, Construções de objeto interdito, Gênero musical sertanejo.
Forma de apresentação..... Vídeo
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