"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19737

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Larissa Souza Ferreira
Orientador MARINA SILVA DE LUCCA
Outros membros Ana Carolina Lima Bernardo, Débora Marques de Miranda, GUSTAVO ANTONIO DE OLIVEIRA, SILVIA ALMEIDA CARDOSO
Título Perfil Sociodemográfico de crianças com TDAH
Resumo Introdução: O Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH) está associado a prejuízos no funcionamento pessoal, social e/ou acadêmico, possuindo etiologia pouco conhecida. Apresenta risco poligênico e influência de fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais. Classe social, renda e escolaridade baixas, assim como desemprego dos pais associam-se a maior risco de TDAH nos filhos. Objetivos: Descrever o perfil sociodemográfico de crianças com TDAH atendidas em serviço de Psiquiatria Infantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Metodologia: Projeto aprovado pelo Comitê de Ética da UFV (nº 4.364.744) e protocolo de estudo registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos. Após a assinatura dos termos de Consentimento Livre e Esclarecido e de Assentimento pelos responsáveis legais e pelas crianças respectivamente, iniciou-se um estudo de coorte aberta prospectivo realizado na Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UFV). Foram incluídas 62 crianças (6 a 14 anos), de ambos os sexos, virgens de tratamento, sem comorbidades clínicas e/ou psiquiátricas, com critérios diagnósticos de TDAH pelo DSM-5, diagnóstico feito por entrevista semiestruturada, seguida por avaliação psiquiátrica. Os responsáveis responderam aos itens do Critério de Classificação Econômica do Brasil de 2022 e da parte sociodemográfica da versão brasileira da entrevista semiestruturada K-SADS-PL (Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School Aged Children Present and Lifetime Version). Os resultados foram descritos em frequência absoluta e relativa, por suas médias e seus desvios-padrão. As análises foram realizadas no software SPSS (versão 23.0 para Windows). Resultados: As crianças apresentavam idade média de 8,58 ± 1,91, variando de 6 a 14 anos, com predominância do sexo masculino (71%). A maioria das crianças estavam no ensino fundamental (82,3%) de escolas públicas (80,6%), sem reprovação escolar (96,8%). A mãe e/ou pai biológicos eram o chefe de família em 71%. Em relação à renda familiar, 24,2% dos responsáveis não responderam o questionário. Dentre os respondentes, 2 (3,2%) pertenciam à classe A (R$ 21.826,74), 4 (6,5%) à classe B1 (R$ 10.361,48), 10 (16,1%) à classe B2 (R$ 5.755,23), 11 (17,7%) à classe C1 (R$ 3.276,76), 14 (22,6%), à classe C2 (R$ 1.965,87) e 6 (9,7%) à classe D/E (R$ 900,60). No quesito escolaridade, 29% dos pais e 24,2% das mães não finalizaram o ensino médio. Especificamente com relação à escolaridade materna, 3,2% das mães não completaram o ensino fundamental I, 37,1% concluíram o ensino médio e 9,7% finalizaram o ensino superior. Conclusões: Nossos achados demonstram que, aproximadamente, 73% das famílias que responderam o questionário encontram-se nas classes C2, C1 e B2, equivalentes à uma renda mensal aproximada de R$1.965,87 a R$5.755,23. Quase um terço dos pais (29%) e um quarto das mães (24,2%) não concluíram o ensino médio, enquanto que apenas 3,2% dos pais e 9,7% das mães, finalizaram o ensino superior.
Palavras-chave TDAH, METILFENIDATO, CRIANÇA
Forma de apresentação..... Vídeo
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