ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Ponte Nova |
Nível |
Ensino médio |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Medicina |
Setor |
Departamento de Ciências Sociais |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Ana Paula Amatti de Paula |
Orientador |
Cássia do Carmo Pires Fernandes |
Outros membros |
Ana Clara Lana Alves de Paula, Isadora Gomes Dias, Laiza Eduarda Miranda Toledo, Mariana Mairink Siqueira, Thayssa Farias Repolês |
Título |
Cannabis medicinal: um debate científico e de políticas públicas no ensino médio |
Resumo |
O presente trabalho foi desenvolvido no ensino médio técnico integrado em Administração no IFMG Campus Ponte Nova, tendo como referência a importância da cannabis medicinal corroborada por pesquisas científicas no tratamento de várias doenças. A justificativa da escolha do tema decorre de estudos no âmbito das disciplinas Noções de Direito e Gestão Pública. Como objetivos buscou-se promover espaços de discussão a respeito da cannabis, desmistificar notícias falsas, evidenciar seu uso terapêutico, compreender contexto histórico e legal a fim de garantir maior qualidade de vida a quem necessita desses medicamentos. A metodologia se caracterizou por pesquisas bibliográficas para fundamentação do tema e propostas de ações de políticas públicas envolvendo a comunidade interna e externa. A primeira etapa consistiu em uma sessão guiada a partir de um roteiro para debater o documento Ilegal: a vida não espera, a segunda etapa foi a realização de entrevistas com pais de crianças autistas e com uma pesquisadora, a terceira etapa foi um seminário e a última etapa foi uma palestra com uma acadêmica do curso de Ciências Sociais na UFV e bolsista da FAPEMIG no Projeto Conhecimentos Canábicos. As ações resultaram em avaliações positivas, sendo que 94% dos participantes afirmaram que debater o tema contribuiu para novos aprendizados e 100% consideraram a importância de compartilhar os conhecimentos sobre cannabis com mais pessoas. Por fim, definiram em uma palavra o que essa atividade significou para eles, com destaque para: desmistificação, conhecimento, revolucionária e inovadora. Dessa forma, percebemos a influência que o tema tem, já que seu uso recreativo é ilegal no Brasil e o uso medicinal é ligado ao uso de drogas. Assim, os objetivos propostos foram alcançados, desmistificando informações falsas, com o reconhecimento do espaço e do currículo escolar como instrumentos fundamentais para desconstruir a desinformação por meio da ciência. A expectativa é ampliar o projeto para que o debate ocorra em outras escolas do ensino médio, promovendo uma formação crítica e cidadã, entendendo os estudantes como protagonistas na elaboração e na implementação de ações de políticas públicas. |
Palavras-chave |
Ensino Médio, Cannabis, Uso Medicinal. |
Forma de apresentação..... |
Painel |