"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19693

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thainá Costa Henrique
Orientador VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Título O Intérprete Educacional de Libras e o ensino de Química para surdos: um estudo das publicações referentes à inclusão no Ensino de Ciências/Química
Resumo O acesso à educação é garantido a todos/as por Lei desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. Partindo desse pressuposto, podemos considerar que a Educação Inclusiva é um assunto relativamente recente na história do nosso país e que vem passando por muitas transformações. Na perspectiva da inclusão dos surdos, essa é uma luta antiga e no contexto educacional não é diferente. Para que a Educação Inclusiva dos surdos se efetive, é necessário o desenvolvimento e aplicação de instrumentos e metodologias adequadas. Além disso, é fundamental que a relação entre os sujeitos (professor e intérprete de Libras) presentes nesse processo de ensino ocorra de forma colaborativa, contribuindo para o aprendizado efetivo do estudante surdo. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo compreender o contexto da produção de conhecimento científico a respeito do papel e atuação do intérprete educacional (IE) de Libras-Português, com foco no ensino de Ciências/Química. Para isto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, partindo de um levantamento bibliográfico, sem estabelecer um limite temporal, de artigos publicados em periódicos cujos trabalhos foram revisados por pares. Após essa seleção, realizou-se a leitura dos resumos de todos os artigos resultantes e a classificação deles como alinhados e não alinhados ao objeto de pesquisa, utilizando o método de triangulação para validar os dados. Os conteúdos dos artigos foram categorizados levando em conta a temática principal abordada, possibilitando identificar lacunas e demandas de estudos referentes à atuação do IE de Libras-Português no ensino de Ciências/Química. Dos artigos levantados, dezessete foram classificados como não alinhados por não terem relação com a temática da pesquisa. Em contrapartida, dez artigos estavam alinhados ao objeto de investigação, sendo analisados. Como resultado, constatou-se que as publicações são recentes e abordam, no geral, as relações entre professor e intérprete educacional de Libras Português, práticas, metodologias/instrumentos e tecnologias usadas no ensino inclusivo de Ciências/Química para surdos. A partir das análises feitas, foi possível responder à questão motivadora do trabalho, considerando que o levantamento realizado revelou a escassez de publicações sobre a atuação e formação dos intérpretes para atuar no ambiente educacional, principalmente no ensino de Ciências/Química.
Palavras-chave Ensino inclusivo para surdos, Ensino de Química, Intérprete Educacional de Libras
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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