"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19685

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia geral
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Lucas Sousa de Freitas Santos
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Ana Luiza Moreira Soares, CAROLINA GONCALVES SANTOS, Dávis Francisco Cunha de Paula, João Victor Araújo Silva, Mirelle Barbosa de Souza, Rhiala Gomes Albergaria, Wendel Rodrigo de Oliveira
Título Dia de campo: coletando espécies de abelhas sem ferrão com estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Almiro Paraíso na cidade de Viçosa-MG
Resumo As abelhas sem ferrão, também conhecidas como abelhas nativas ou abelhas indígenas, desempenham um papel crucial na polinização. Os serviços ambientais prestados por estes insetos são fundamentais na manutenção da biodiversidade e na composição florística e a sua conservação tem valor incalculável, pois estes insetos atuam na base da cadeia alimentar dos habitats terrestres. Porém, muitas populações de abelhas sem ferrão estão sendo rapidamente reduzidas e atividades de educação ambiental podem contribuir para que o impacto das atividades humanas sobre elas seja mitigado. Este trabalho descreve a percepção de estudantes do Ensino Fundamental I da E. M. Almiro Paraíso, do município de Viçosa/MG, sobre a importância e a necessidade de conservação destes insetos, a partir da realização de um dia de campo. Durante a atividade, os estudantes, acompanhados de seus professores e dos bolsistas do projeto de extensão com interface à pesquisa “De olho nas Abelhas: uma abordagem multidisciplinar visando a promoção de conhecimentos e a conservação ambiental”, percorreram o entorno da escola, em busca de ninhos de abelhas e de abelhas em flores e troncos de árvores. Os estudantes perceberam que os ninhos podem ser construídos no interior ou exterior das árvores e também em muros e postes. Eles puderam notar que as entradas dos ninhos das abelhas sem ferrão podem apresentar diferentes formas e ser construída utilizando-se diferentes materiais, como cera e barro. Eles também aprenderam a manusear o puçá e puderam realizar a coleta de diferentes espécies de abelhas presentes no ambiente. O material coletado foi preservado em um recipiente, com álcool 70%, para que, ao retornar para a escola, os estudantes percebessem a diversidade de abelhas sem ferrão presentes no ambiente. Ao responder o questionário avaliativo, 76,9% dos estudantes afirmaram que aprenderam a observar as abelhas no ambiente. O questionário evidenciou também que, na percepção dos estudantes, 65,4% deles aprenderam a realizar coletas corretamente e que 84,6% participaram ativamente das atividades do dia de campo. A análise dos questionários também evidenciou que o dia de campo despertou grande o interesse e motivação nos alunos participantes, pois, de acordo com os depoimentos, muitos nunca tinham tido contato com as abelhas sem ferrão ou pensado em sua importância ecológica. Conclui-se, portanto, que com as informações adquiridas ao longo do dia de campo, os estudantes puderam perceber a importância e a necessidade de preservação das abelhas sem ferrão, podendo transmitir e aplicar o conhecimento adquirido na sua comunidade. Adicionalmente, considerando-se que a educação não-formal é importante para a formação de cidadãos conscientes, pode-se afirmar que o simples fato de tirar os alunos da sala de aula representa um ganho adicional em termos de aprendizado.
Palavras-chave Educação ambiental, educação não-formal, preservação ambiental
Forma de apresentação..... Vídeo
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