Resumo |
As abelhas sem ferrão, também conhecidas como abelhas nativas ou abelhas indígenas, desempenham um papel crucial na polinização. Os serviços ambientais prestados por estes insetos são fundamentais na manutenção da biodiversidade e na composição florística e a sua conservação tem valor incalculável, pois estes insetos atuam na base da cadeia alimentar dos habitats terrestres. Porém, muitas populações de abelhas sem ferrão estão sendo rapidamente reduzidas e atividades de educação ambiental podem contribuir para que o impacto das atividades humanas sobre elas seja mitigado. Este trabalho descreve a percepção de estudantes do Ensino Fundamental I da E. M. Almiro Paraíso, do município de Viçosa/MG, sobre a importância e a necessidade de conservação destes insetos, a partir da realização de um dia de campo. Durante a atividade, os estudantes, acompanhados de seus professores e dos bolsistas do projeto de extensão com interface à pesquisa “De olho nas Abelhas: uma abordagem multidisciplinar visando a promoção de conhecimentos e a conservação ambiental”, percorreram o entorno da escola, em busca de ninhos de abelhas e de abelhas em flores e troncos de árvores. Os estudantes perceberam que os ninhos podem ser construídos no interior ou exterior das árvores e também em muros e postes. Eles puderam notar que as entradas dos ninhos das abelhas sem ferrão podem apresentar diferentes formas e ser construída utilizando-se diferentes materiais, como cera e barro. Eles também aprenderam a manusear o puçá e puderam realizar a coleta de diferentes espécies de abelhas presentes no ambiente. O material coletado foi preservado em um recipiente, com álcool 70%, para que, ao retornar para a escola, os estudantes percebessem a diversidade de abelhas sem ferrão presentes no ambiente. Ao responder o questionário avaliativo, 76,9% dos estudantes afirmaram que aprenderam a observar as abelhas no ambiente. O questionário evidenciou também que, na percepção dos estudantes, 65,4% deles aprenderam a realizar coletas corretamente e que 84,6% participaram ativamente das atividades do dia de campo. A análise dos questionários também evidenciou que o dia de campo despertou grande o interesse e motivação nos alunos participantes, pois, de acordo com os depoimentos, muitos nunca tinham tido contato com as abelhas sem ferrão ou pensado em sua importância ecológica. Conclui-se, portanto, que com as informações adquiridas ao longo do dia de campo, os estudantes puderam perceber a importância e a necessidade de preservação das abelhas sem ferrão, podendo transmitir e aplicar o conhecimento adquirido na sua comunidade. Adicionalmente, considerando-se que a educação não-formal é importante para a formação de cidadãos conscientes, pode-se afirmar que o simples fato de tirar os alunos da sala de aula representa um ganho adicional em termos de aprendizado. |