"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19678

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química Inorgânica
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriel Botta Rodrigues
Orientador EDGAR HERNANDO LIZARAZO JAIMES
Outros membros Amanda Maria de Oliveira, EDER SEVERINO XAVIER, Julia Gabriela de Brito Amaral, SIDNEY XAVIER DOS SANTOS
Título Ensino por investigação e argumentação envolvendo a síntese e caracterização de complexos de Ni(II) e Cu(I) com o ligante 1,10-fenantrolina-5,6-quinona
Resumo De modo geral, as práticas de laboratório de química inorgânica do ensino universitário são realizadas com ajuda de textos guias, em que o aluno realiza o roteiro de forma mecânica, sem desafios ao intelecto de quem realiza a prática, nem de estímulos que potencializem a atividade da pesquisa. Na tentativa de melhorar estes inconvenientes do ensino dos temas de espectroscopia IV e Uv-Vis, os alunos da disciplina de química inorgânica II (QAM320) da Universidade Federal de Viçosa, do campus de Rio Paranaíba (CRP), realizaram uma pesquisa teórica sobre a sínteses, caracterização e usos de complexos polipiridínicos de metais da primeira série de transição. Posteriormente, cada aluno realizou uma apresentação da possível rota de síntese de dois ou três complexos inéditos, argumentando a escolha do metal e dos ligantes, assim como os usos potenciais destas estruturas. Através da argumentação foram escolhidos três complexos de Cu(I) e Ni(II), que foram sintetizados e caracterizados através das técnicas analíticas disponíveis no CRP. Existem muitos relatos na literatura cientifica, do uso destes metais na preparação de compostos com propriedades fotofísicas e eletroquímicas, com o intuito de substituir os elementos raros e preciosos, os quais, são superiores nestas propriedades, no entanto seu elevado custo e a baixa abundância estão impulsionando uma mudança de paradigma. O Cu(I) e Ni(II) possuem configurações eletrônica d10 e d8 que facilitam a transferência de carga do metal para o ligante em complexos polipiridínicos, sendo estes compostos fluorescentes e em alguns casos luminescentes, com usos potenciais na redução do CO2, geração de H2 e na catalises de algumas reações orgânicas. Dentre os objetivos deste trabalho, vale a pena ressaltar a articulação do ensino teórico e prático da química inorgânica II, através do ensino por investigação e argumentação, assim como a apropriação, pelos alunos, dos temas de síntese, caracterização, propriedades e usos de complexos polipiridínicos. Nesta pesquisa foram sintetizados e caracterizados os complexos [Ni(PPh3)2 P56]Cl2, [Cu(PPh3)2P56]Cl e Na[Cu(SCN)2 P56] (em que P56 corresponde ao ligante 1,10-fenantrolina-5,6-quinona), por técnicas espectroscópicas como IV e UV-Vis, absorção atômica, condutividade e ponto de fusão. As sínteses foram realizadas em sistemas de refluxo, em atmosfera inerte usando solventes orgânicos. Dentre as propriedades destes materiais que permitem evidenciar a coordenação dos ligantes, destacamos a composição iônica, o deslocamento dos sinais de absorção de radiação do espectro IV característicos dos grupos funcionais do ligante em comparação ao pró-ligante, as bandas de absorção Uv-Vis características das transições de carga do metal para o ligante e do ligante. Por fim, este método de ensino por investigação e argumentação, mostrou que os alunos conseguiram apropriar-se do conhecimento fundamental para desenvolver uma pesquisa do nível de um TCC.
Palavras-chave complexos, níquel, cobre
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.