"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19670

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBEX Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor PRISCILA MORAIS DE ANDRADE
Orientador EMERICH MICHEL DE SOUSA
Título Curso de introdução ao Arduino para professores e estudantes do ensino médio e seu uso em experimentos de Química.
Resumo Arduino é um microcontrolador de placa única, que necessita de um conjunto de software para programá-lo. Ele apresenta grande acessibilidade e praticidade, permitindo sua aquisição em escolas, possibilitando a obtenção de dados experimentais com baixo custo. O curso de introdução ao Arduíno, para o público de ensino médio, e seu uso em experimentos de Química, busca incentivar e estimular o uso de novas tecnologias nas escolas, e estabelecer comunicação favorável para coleta e análise de dados e o uso de sensores em experimentos de Química, de modo a criar condições para a familiarização com procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza. O curso procura seguir, de forma criativa e inovadora, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece a utilização de diferentes tipos de linguagens – verbal, sonora, digital e outras, ao ensino, além de criar canais de tecnologias digitais de informação e comunicação, com um caráter crítico e reflexivo, permitindo a resolução de problemas e a produção do conhecimento científico nas escolas e instituições de ensino. O objetivo principal do projeto, é que o curso alcance e influencie os participantes no aprimoramento e uso do Arduino no dia a dia, além de instigar professores em relação a forma de ensino e incentivá-los na utilização de tecnologias atuais, aumentando o repertório de recursos para o envolvimento de alunos em olimpíadas e feiras de ciências, buscando um equilíbrio na qualidade de ensino entre as escolas, evitando desigualdades, exclusões e garantindo a diversidade no ensino, mostrando que o estudo pode ser, além de prático, divertido. Alguns dos assuntos abordados no curso são, por exemplo, a placa Arduino, o uso de LED, resistores, protoboard, potenciômetro e uso de sensores acoplados ao Arduino. O uso de sensores, permitirá a medição de algumas grandezas como temperatura, pH, concentração de gases e pressão, cuja possuem grande importância durante a realização de experimentos químicos, favorecendo a criação de gráficos, tabelas e discussões a partir dos dados obtidos. Além de experimentos com o microcontrolador, o curso proporcionará a interação com o público do Instagram, que é composto tanto por estudantes do CAp-Coluni quanto pessoas que possuem contato frequente com a placa ou queiram conhecer melhor sobre o Arduino, por meio da página ArduQuim, onde frequentemente há postagens informando o oferecimento de cursos de introdução ao Arduino, curiosidades sobre este e sua utilização na Química e em outras áreas da Ciências da Natureza, contanto também com a aplicação de questionários sobre o Arduino.
Palavras-chave Arduino, Ensino de Química, Experimentação.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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