Resumo |
É de suma importância incentivar os alunos de escolas públicas a conhecerem e continuarem os estudos em um ensino superior, visto que muitos desses, ao concluírem o ensino básico, se sentem desmotivados ou incertos sobre a continuação de sua educação. Tendo isso em vista, o projeto de extensão Construindo Pontes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) realizou um concurso de pontes de palito de picolé, em conjunto com as escolas municipais e estaduais da cidade de Viçosa - MG, em que participaram alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas. O projeto ocorreu em função do impacto social direcionado ao público infanto-juvenil, visando estimular a criatividade e despertar o interesse pela física e pela matemática, oferecendo a oportunidade de ter contato direto e prático com os conceitos de engenharia das estruturas, mecânica clássica e resistência dos materiais. Dentro da programação do concurso foram expostos pontos básicos do curso de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo através de aulas expositivas, e a consequente construção das pontes pelos alunos, com auxílio de tutores - alunos dos cursos de graduação da UFV. Apenas 8 das 16 escolas se inscreveram, com um total de 29 alunos participantes, em que chegaram à final do concurso apenas 6 grupos. Ao final do concurso, foi realizada a cerimônia de rompimento das pontes dos 6 grupos inscritos, na qual ocorreu a testagem da resistência e da eficiência de cada ponte construída, discussão das possíveis causas dos rompimentos e formas de se aumentar a eficiência das pontes. Fez-se, ainda, a premiação do grupo vencedor que construiu a ponte com maior eficiência, e do grupo vencedor no quesito estética, promovendo a extensão entre o conhecimento adquirido nos cursos de engenharia e arquitetura com os estudantes do ensino básico de Viçosa. Por meio da última edição do concurso e de edições passadas, foi observado que o projeto aproximou a Universidade Federal de Viçosa da comunidade local, promovendo a interação direta dos estudantes com os jovens e adolescentes dos colégios da cidade e o interesse por meio da ação competitiva. Portanto, o projeto permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades de cooperativismo e criatividade, sendo recompensados pelos seus esforços. |