"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19650

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thaís Michelle Mátia Zacarias
Orientador VALTER MACHADO DA FONSECA
Título Educação nos terreiros de candomblé: Por uma poética decolonial.
Resumo Este resumo traz uma breve análise das implicações práticas de aprender e ensinar dentro dos terreiros de candomblé, com base nas experiências realizadas no Ilê Asé Oyá KuruGeSí. A pesquisa desenvolve-se no contexto da vivência religiosa, explorando as múltiplas formas de conhecimento, a relação com a natureza, a oralidade como método e a ritualidade como ofício. A pesquisa em desenvolvimento tem como objetivo compreender as potencialidades políticas e poéticas da educação nos terreiros, considerando o território físico e simbólico. Através de uma revisão bibliográfica e bases teóricas de Luiz Rufino, Suely Rolnik e Kabengele Munanga serão abordadas questões relacionadas ao colonialismo, racismo e produção de subjetividades, temas inerentes à existência do candomblé no Brasil. No âmbito da educação, serão exploradas as práticas cotidianas presentes nos terreiros, como a culinária, a dança, a música e a teatralidade, que se configuram como agenciamentos educativos significativos. Além disso, busca-se entender como elementos de uma estética afro-brasileira se manifestam nas artes e influenciam a forma de pensar a educação nesses contextos. Será analisado como as expressões culturais e artísticas presentes nos terreiros reverberam não apenas na vida dos praticantes, mas também na sociedade como um todo. A pesquisa destaca a importância dos territórios afro-brasileiros, suas tradições e resistências, além da valorização da diversidade étnica, artística, religiosa e cultural do Brasil. No que diz respeito à construção de redes educativas, a pesquisa investiga a existência de diferentes modos de vida e pensamento identitário, abrindo caminhos para a criação de novas formas de pensamento e arte, seja na escrita, nas imagens, na oralidade ou nos modos de sentir e fazer. Em resumo, este estudo propõe uma abordagem decolonial para os modos de pensar a educação através da valorização das práticas cotidianas, das expressões culturais e das redes educativas presentes nos terreiros, busca-se promover uma educação que respeite a diversidade, fortaleça a identidade negra e contribua para a produção de subjetividades.
Palavras-chave Educação, Cotidiano, Decolonialidade.
Forma de apresentação..... Vídeo
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