ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Educação |
Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba |
Bolsa | Não se Aplica |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Alvaro Kenzo de Souza Oda |
Orientador | PEDRO MOISES DE SOUSA |
Título | Trilhas do Conhecimento: um jogo sério desenvolvido para auxiliar pessoas com deficiência intelectual. |
Resumo | A interpretação textual é uma habilidade fundamental na compreensão e análise de qualquer tipo de texto escrito. Sendo assim, foi desenvolvido um jogo educacional para alunos diagnosticados com deficiência intelectual do 4º e 5º ano das escolas da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O jogo tem como foco principal o desenvolvimento da interpretação textual, com ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que são disciplinas extremamente relevantes e fundamentais durante todo o processo de aprendizagem dos alunos. O jogo foi desenvolvido utilizando a plataforma de desenvolvimento Unity, que permite a criação de scripts e a implementação da lógica de funcionamento do jogo. Além disso, foi utilizado o software Adobe Illustrator para a criação de sprites e cenários atrativos para a faixa etária dos jogadores. Durante o processo de desenvolvimento, foi estabelecida uma comunicação constante entre os membros do grupo responsável pelo projeto e a APAE de Rio Paranaíba. Para garantir a efetividade do jogo, foram realizados testes com os alunos durante o desenvolvimento. Esses testes tiveram como objetivo obter feedback dos alunos sobre o jogo e suas funcionalidades. Essa interação foi de grande importância para o aprimoramento do jogo, pois permitiu ajustes e melhorias baseados nas necessidades e preferências dos alunos. O objetivo principal deste projeto foi proporcionar um ambiente mais tecnológico e lúdico para o aprendizado dos alunos, utilizando o jogo como uma ferramenta que incentiva a interpretação textual. Através dessa abordagem, buscamos promover um melhor desenvolvimento da interpretação dos exercícios relacionados à Língua Portuguesa e ao estudo da Matemática. Após a conclusão do desenvolvimento do jogo, procedemos à sua implantação por meio da participação na V Mostra de Jogos Digitais da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Além disso, o jogo foi implementado na APAE de Rio Paranaíba, sendo utilizado pelos alunos. Com base nos resultados obtidos durante a implantação do jogo, tanto na APAE quanto na V Mostra de Jogos Digitais, chegamos à conclusão de que o jogo "Trilhas do Conhecimento" agregou significativamente ao aprendizado do público que teve a oportunidade de jogá-lo. Através do ambiente tecnológico e lúdico proporcionado pelo jogo, os alunos demonstraram um melhor desempenho na interpretação dos exercícios relacionados à Língua Portuguesa e à Matemática, indicando que a abordagem adotada foi eficaz e contribuiu para o seu desenvolvimento educacional. Logo, como o jogo teve boa aceitação e desempenho, serão futuramente adicionadas novas fases, maior diversidade musical, implementação de narrações e melhorias para atender crianças com pouca experiência em computadores. |
Palavras-chave | Jogo sério, Ensino-Aprendizado, Deficiência intelectual. |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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